Operação investiga esquema que removia multa de veículos, gerando prejuízo aos cofres públicos

Operação foi realizada nesta quarta-feira. Foto: divulgação/ MP-BA

Uma operação conjunta realizada nesta quarta-feira (9) cumpriu mandados de busca e apreensão em Salvador visando desvendar um esquema que removia multas de veículos no Detran. Segundo o Ministério Público do Estado (MP-BA), uma organização criminosa atuava de janeiro de 2019 a novembro último – quase dois anos -, gerando um prejuízo aos cofres públicos de R$ 2 milhões.

A corregedoria do órgão estadual detectou a fraude, após seis meses de apuração, enviando as conclusões ao MP-BA em setembro deste ano. O Detran encontrou indícios de envolvimento de quatro agentes públicos.

”Eles aproveitavam a realização de leilões, onde os veículos são liberados livres de dívidas, para inserir dados falsos no sistema e retirar multas de carros que não iriam a leilão. Os envolvidos já foram exonerados”, informou o órgão de trânsito, em nota.

Denominada Deleterius, a operação conjunta do Ministério Público com Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA),envolveu cinco mandados de busca e apreensão e requisição de documentos nos bairros do Costa Azul, Caminho das Arvores e Stiep. O Detran esclareceu que busca capacitar o quadro de funcionários para coibir ilícitos em procedimentos de habilitação ou com veículos. Com informações do G1.