Óleo vaza há 50 dias, e o presidente da República não tem noção da função dele, diz senador

Fabiano dispara contra Jair. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Passados quase dois meses, o governo federal não sabe como conter o óleo no Nordeste, e um dos motivos é o desinteresse de Jair Bolsonaro (PSL). A avaliação é do presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que diz que a ”omissão” indica que ”o presidente da República não tem noção da função dele”. ”É o capitão de um navio naufragando”, afirma em entrevista ao UOL. ”Ele não visitou nenhuma praia; sequer sobrevoou a região”, completa.

De acordo com o senador, as providências até agora foram provocadas pelo Judiciário porque o governo apenas ”reage” ao que acontece ”e de forma ineficiente”.

Contarato diz que tomou essas conclusões após uma reunião da Comissão na última quinta-feira (17). ”A fala do Executivo […] deixa claro que ele não sabe o que está acontecendo”, diz.

”E se o vazamento fosse na praia de Copacabana?”. Ele lamenta ainda a ”falta de interesse” dos senadores, que mal comparecem às reuniões da Comissão, e lança uma provocação:

E se o vazamento fosse na praia de Copacabana?” .
A seguir, os principais trechos da entrevista, feita antes de Bolsonaro insinuar que o vazamento foi provocado para prejudicar o megaleilão do petróleo. Leia mais