Oftalmologistas de Jequié denunciam desvio de função por parte de técnicos em Optometria

Médicos oftalmologistas que atuam no município de Jequié, vem se juntando ao movimento desencadeado em nível nacional pela Sociedade de Oftalmologia da Bahia-SOFBA, que fez solicitação recente, através de sua assessoria jurídica ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia-CBO, pedindo apuração de denúncia junto ao Ministério Público Estadual, acerca de irregularidades nas escolas de formação de optometristas na Bahia. O movimento já levou os oftalmologistas Ivonildo Calheira Pereira (Hospital de Olhos Calheira), José Raimundo Souza Alves (Clidol), Franz Leal (Oclinic) e Antonio Nogueira (Cenoe), a emitirem suas opiniões sobre o assunto em emissoras de rádio e blogs de Jequié.

Na denúncia protocolada pela SOFBA, é feita a afirmação de que, ”o exercício ilegal da optometria vem sendo praticado no Brasil e que o CBO tem sido atuante na investigação e punição destes profissionais. Porém, um exército de optometristas são formados continuamente. Então, além de denunciarmos o exercício ilegal destes profissionais, precisamos evitar, dentro da lei, a formação destes profissionais. Eles deveriam fazer um curso de óptica e optometria, com objetivo de auxiliar o trabalho óptico nas óticas, porém o que vem acontecendo é uma formação ilegal de profissionais para atuação na área restrita aos médicos”, diz a entidade, acrescentando estar recebendo denúncias de que existem várias escolas funcionando de forma ilegal na Bahia.

”Estas escolas parecem ser patrocinadas pelo seguimento óptico, com objetivo de formar um exército de prescritores para fomentar o segmento. Porém muitas destas escolas não têm sequer alvará de funcionamento”. O conceito geral dos oftalmologistas é de que a Optometria trabalha fora do ”órgão globo ocular”, focado no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, visão ”de perto” e aplica exercícios ortópticos, que não são doenças, são defeitos da visão, enquanto que, a Oftalmologia, é uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e aos olhos e seus anexos. ”O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão”.