Nem Prefeitura, nem DENIT: BR-420 está parcialmente interditada, há um mês

Erosão gera risco a pedestres e motoristas. Fotos: Blog Marcos Frahm

A BR-420, no Vale do Jiquiriçá, ainda está parcialmente interditada no perímetro urbano do município de Jaguaquara, no bairro Malvina II. O trecho foi interditado pela Defesa Civil do município depois de que uma erosão destruiu o acostamento da pita e danificou o pavimento, a cerca de um mês, quando a interdição repercutiu em vários veículos de imprensa, após publicação deste blog e, desde então, nunca recebeu nenhuma intervenção, apenas sinalização.

A Prefeitura, sob alegação de que a rodovia é federal e que compete ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tomar as devidas providências para recuperar o pavimento, não toma uma iniciativa, apenas sinaliza o trecho. O DENIT, enviou representante ao local e a Prefeitura informou que a recuperação seria iniciada pelo órgão federal, que até agora cumpriu a promessa.

O trecho interditado representa risco iminente de acidentes, com motoristas sendo obrigados a dirigir na contramão para desviar da erosão, com aproximadamente seis metros de profundidade, na margem da uma barragem. Moradores do bairro Malvina lamentam a situação e reclamam do risco de atropelamento. O problema continua ao Deus dará.