Município de Mata de São João tem chuva de granizo; impactos foram causados por forte temporal em Salvador e RMS

Morador de Barreiras reuniu pedras de granizo após chuva no domingo. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A cidade de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, teve chuva de granizo na noite de terça-feira (19). Imagens feitas por moradores mostram o momento que o granizo caiu em ruas e telhados de diferentes pontos do município.

Segundo especialistas, o granizo é mais comum em dias muito quentes. O fenômeno acontece quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e frias em pontos mais altos da atmosfera, gerando as pedrinhas de gelo.

No domingo (18), a cidade de Barreiras, no oeste do estado, também teve chuva de granizo. O município também registrou mais de três mil raios. A situação assustou moradores, que fizeram registros e divulgaram nas redes sociais. Na terça, Salvador, municípios da região metropolitana e de outras tiveram chuva forte.

Diversos bairros de Salvador registraram relâmpagos na noite de terça-feira. A força do mar chamou a atenção de quem estava na Ribeira. O vento forte deixou a maré bem agitada e ondas chegaram a bater na área da orla.

Entre esta quarta (20) e quinta-feira (21), a previsão é de céu nublado com chuvas moderadas e risco para alagamentos e deslizamentos de terra, segundo a Companhia de Defesa Civil (Codesal).

Conforme o órgão, atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) poderá causar temporais na capital baiana, nas próximas horas. As rajadas de vento devem chegar aos 30 km/h, três vezes mais do que o normal. As informações são do G1