Ministério da Igualdade Racial pode ser prêmio de consolação ao PSB, diz o colunista Ricardo Noblet, do portal Metrópoles,

O prazo de descompatibilização eleitoral, em meados de março, pode obrigar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a fazer uma minirreforma ministerial. De acordo com o colunista Ricardo Noblet do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, uma das mudanças pode ser o Ministério da Igualdade Social, que pode perder a titular Anielle Franco. Ela é uma das cotadas para ser vice na chapa de Eduardo Paes (PSD) na campanha para a reeleição na cidade do Rio de Janeiro.

Se Anielle deixar a pasta, Lula está tentado a cedê-la ao PSB, que perde uma pasta com a nomeação de Ricardo Lewandowski para a Justiça e Segurança Pública. O partido ainda tem Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte) e Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) como ministros. Queria continuar com a terceira vaga, com a manutenção de Ricardo Cappelli, mas não rolou.

Mesmo sendo contemplado com a Igualdade Racial, o PSB considera que a pasta é muito pequena. Dentre todos os 38 ministérios, é a pasta de Anielle Franco que detém a menor verba descrita na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), apenas R$ 163 milhões.