Membros do Conselho Municipal de Segurança Pública são empossados em Jequié; entidade foi criada através de lei municipal

Membros da primeira mesa diretora do Conselho de Segurança Pública. Foto: Divulgação

Foi realizada a solenidade de posse, na última quarta-feira (23), na Câmara Municipal, dos membros da primeira mesa diretora do Conselho de Segurança Pública de Jequié (COMSEP). Estiveram presentes, o secretário de Relações Institucionais e Comunicação, Eliezer Pereira, o Fiim, representando o prefeito de Jequié, Zé Cocá; o procurador geral, Daniel Quadros; o secretário de Governo, Vagner Amparo, que também assumiu a partir de agora a presidência do Conselho; os vereadores, Gilvan Santana, o Soldado Gilvan, líder da maioria na Câmara; Ladislau Bulhões, o Bui; Maria Aparecida Souza, a Pró Cida; João Paulo; e Moana Meira; o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel, Márcio Amorim de Marcelo; o comandante da Guarda Municipal, Adernil Fraga, e demais representante das forças de segurança; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Rodoviária Estadual; Polícia Militar; Polícia Civil e Guarda Municipal; 12ª Defensoria Pública Regional – Jequié; além de representantes de outras entidades e da sociedade civil organizada.

Com mandato válido por dois anos, a entidade, criada pela Lei Municipal nº 2.293, de 25 de julho de 2023, tem como foco cooperar com as políticas públicas destinadas à prevenção a violência e o combate à criminalidade, a partir da elaboração de estratégias conjuntas, entre todos os segmentos participantes do Conselho. Para o secretário de Governo, Vagner Amparo, que ocupa a presidência do Conselho, conforme definido em lei, esse momento representa um importante passo para o aperfeiçoamento das políticas públicas de segurança pública no município.

”A criação do Conselho é uma importante iniciativa, um mecanismo que vai complementar, e ajudar a construir o nosso projeto de segurança pública em Jequié. Este tema é urgente, pois a observação diária das ocorrências policiais tem nos mostrado que é necessário ampliar a rede, tendo em vista que o enfrentamento à violência somente com a atividade policial vem se tornando cada vez mais complexo. Indicamos os três comandantes de companhia da cidade para o conselho. É para isso que aqui estamos, para atuarmos juntos e tratarmos das questões de segurança, das quais somos responsáveis.”, disse o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel, Márcio Amorim de Marcelo.