Maracás: Revoltados, professores denunciam falta de pagamento dos salários

Cerca de 180 professores que fazem parte do Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, estão sem receber os salários há 10 meses, em Maracás. A denúncia foi feita por docentes, que estão revoltados e reclamam do atraso nos salários. O dinheiro do programa destinado ao pagamento dos educadores é repassado pelo Ministério da Educação (MEC) e, no município, a Prefeitura indica o Coordenador Geral do Programa, que alimenta o sistema com informações sobre o funcionamento das turmas e repassa as informações ao MEC para que o pagamento de cada professor seja efetuado. Mas, segundo os professores, eles foram contratados em abril de 2012, o ano letivo acabou e o dinheiro não caiu na conta.

A professora Edmara Nascimento, que esteve participando de um protesto na praça pública de Maracás, concedeu entrevista ao Blog Marcos Frahm e equipe da TV Aratu / STB, afirmando que o cartão para receber o pagamento chegou desde o ano passado, ainda na gestão do ex-prefeito Nelson Portela, mas o saldo bancário permanece zerado. “Estamos com os salários atrasados desde quando fomos contratados, no ano passado. Não recebemos o pagamento até hoje. Estamos prejudicados e desesperados. Não sabemos mais a quem recorrer, pois temos os nossos compromissos e precisamos pagar nossas contas”, disse.

Exibindo cartazes de protesto contra a Prefeitura, os docentes informaram as equipes de reportagem que já procuraram a secretaria de Educação do município, mas a informação que obtiveram é de que houve uma denúncia de irregularidade envolvendo o Programa Brasil Alfabetizado em Maracás e o dinheiro para o pagamento não foi mais repassado pelo MEC. ”A gente foi para a sala de aula, ensinou, depois quando fomos ao banco, enfrentamos fila e quando chegamos lá, uma decepção: não tem dinheiro!”, reclamou Maria Santos. O problema que se arrasta desde 2012, já foi levado ao conhecimento do novo prefeito da cidade, Paulo dos Anjos (PT), que atuou como vice-prefeito na administração anterior.

Fotos: Blog Marcos Frahm