Maracás: Pré-candidato do PT, Nelson Portela conquista apoio de Fábio Pena e Gilmar, apoiadores de ACM Neto em 2022

Geraldo Jr., Nelson Portela, Jerônimo, Gilmar e Fábio. Foto: Rede social

O ex-prefeito de Maracás, Nelson Portela, atuando no Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde e que estava afastado dos meios políticos soltou fogos, comemorou a ruptura do atual prefeito da sua terra natal, Soya Novaes (PDT) com o Governo Rui Costa (PT) em 2022, quando o mandatário local decidiu subir no carro do então candidato da oposição ao Palácio de Ondina, ACM Neto (UB), durante passagem do político pela Cidade das Flores. Com a decisão de Soya, que navegava tranquilo, Nelson, que não demonstrava intenção de voltar ao cenário político ressurgiu das cinzas, arregaçou as mangas e surfou na onda Lula, aparecendo como o principal apoiador do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) e do presidente Luiz Inácio.

O ex-prefeito vem se articulando e cooptando apoio de lideranças que marchavam com Soya, e até de até de parente do prefeito. Nesta segunda-feira (15), por exemplo, Nelson levou ao encontro do governador, em Salvador, o candidato do PSD derrotado por Soya em 2020, segundo colocado nas urnas, Fábio Pena, e o empresário Gilmar, filiado ao PP, que após ouvir do primo-prefeito que não seria o candidato governista decidiu migrar para a oposição.

O imbróglio dessa história é que, os novos aliados de Nelson, Fábio e Gilmar, além de serem figuras próximas do prefeito do Jequié, Zé Cocá (PP) também foram apoiadores de ACM Neto, aliás, os maiores defensores da candidatura da oposição ao Governo do Estado em Maracás.

Dizem lá que Nelson já garantiu a vaga de vice a Gilmar e deu chapéu no vereador Zitinho do Maracujá, o mais votado da cidade, figura com viés de esquerda, que rompeu com Soya para apostar na vice da oposição e se afastou do grupo depois das novas alianças do ex-prefeito.

Nos bastidores, o tititi sobre à política é de que Zitinho é desejado pela base governista, que ainda não tem nome definido para a composição da chapa. O secretário de Planejamento, Reginaldo Novaes (PDT) seria o candidato apoiado pelo prefeito, mas as últimas informações apontam que ele pode não ser, ou ser, e surge o nome do secretário de Governo, Rogério Soares (PDT), inclusive cunhado do prefeito petista de Santa Inês, Professor Emerson (PT) e os aliados sonham na reaproximação da gestão com Zitinho, que lidera o PSD local, para uma possível composição. Enquanto isso, o vice-prefeito Samuel Nascimento ostenta pré-candidatura independe pelo PL.