Manifestantes ateiam fogo em ônibus e quebram veículos que estavam estacionados no prédio da PF em Brasília 

Cenário é de guerra em Brasília. Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

Em Brasília, na Asa Norte, na noite desta segunda-feira (12), manifestantes quebraram cerca de 10 veículos que estavam em frente ao prédio da Diretoria-Geral da Polícia Federal. Houve tiros de bala de borracha contra os manifestantes por parte de agentes da Polícia Federal. Um ônibus também foi incendiado. As informações são da CNN Brasil. A Esplanada dos Ministérios teve o trânsito interrompido pela Polícia.

Para evitar que o prédio onde o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está hospedado seja atingido, a Polícia Militar reforçou a segurança. O hotel fica a aproximadamente a 1km de distância do local.

A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio de nota, disse que o protesto acontece em razão da suposta prisão de um cacique, havendo uma movimentação dos indígenas, porém, a PMDF está no local controlando a situação.

Informações dão conta de o homem preso seria o Cacique Tserere, um líder indígena apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele é bastante conhecido por fazer discursos mais inflamados contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O futuro ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino (PSB) usou a sua conta no Twitter para dizer que repudia os atos. ”Inaceitáveis a depredação e a tentativa de invasão do prédio da Polícia Federal em Brasília. Ordens judiciais devem ser cumpridas pela Polícia Federal. Os que se considerarem prejudicados devem oferecer os recursos cabíveis, jamais praticar violência política”, disse o futuro ministro. (Atualizada às 21h47)