Prefeito de Jiquiriçá alega crise financeira e é mais um gestor a desistir da reeleição

Valdemar desiste da reeleição. Foto: Blog Marcos Frahm
Valdemar Andrade desiste da reeleição. Foto: Blog Marcos Frahm

Em meio a desgaste eleitoral e alegação de crise financeira, gestores públicos de municípios do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, no Sudoeste baiano, seguem anunciado a desistência de disputar à reeleição em 2016. Em ano de eleições municipais, as limitações financeiras enfrentadas pelos municípios e lamentadas pelos prefeitos são grandes e comuns a todas as gestões, e apontadas como principal motivação por gestores para declinarem de suas candidaturas. Na noite desta segunda-feira (18/7), o número de prefeitos desistentes da reeleição aumentou com o anúncio, por parte do chefe do Executivo de Jiquiriçá, Valdemar Andrade Filho (PR). Em carta aberta a população, o prefeito, líder político tradicional de Jiquiriçá, onde atuou como vereador por cinco vezes e exercer pela segunda vez o cargo de chefe do Executivo comunicou que não irá concorrer à reeleição em outubro. Na carta, Valdemar fala em dever cumprido ao revelar que, durante a atual gestão, foi obrigado diante da crise econômica a adotar impopulares para honrar os compromissos. Alegando crise, o mandatário enfatizou a redução de repasses pelos Governos Estadual e Federal, destacando os recursos do Fundo de Participação dos Municípios), e disse não ver perspectiva de melhora na gestão pública em face ao cenário de crise econômico-financeira. Com a decisão de Valdemar, já são seis prefeitos que desistem da sucessão no Vale do Jiquiriçá. Em Itiruçu – Wagner Novaes (PSDB), Planaltino – Carlos Nascimento (PCdoB), Santa Inês – José Afrânio (PCdoB), Ubaíra – Fábio Cristiano (PT) e em Elísio Medrado – Júnior Medrado (PSD) também confirmaram desistência.

LEIA A CARTA DO PREFEITO

Prezados amigos e amigas.

”Como filho desta terra, tive a oportunidade concedida por Deus e pelo povo de Jiquiriçá em ser prefeito por duas vezes, em meus 56 anos de vida, 34 foram dedicados a vida pública, fui vereador por cinco mandatos, duas vezes presidente da câmara, e tive todas as minhas contas aprovadas pelo tribunal de contas dos municípios.  Ao longo de todo esse tempo pudemos cuidar de gente, construir obras, melhorar a qualidade de vida da população e honrar com compromissos.

Em três anos e meio do governo ”Cidade das Águas” passamos por muitas dificuldades, em alguns momentos adotamos medidas necessárias, obrigatórias, porém impopulares, enfrentamos com a seriedade necessária para honrar com compromissos. Não lamento, fiz o que foi necessário e tenho a consciência do dever cumprido, mas sinto-me impotente diante da crise, impotente em não poder ter feito mais pela população e ao mesmo tempo preocupado com o futuro.

Quem me conhece sabe que nunca tive um projeto político pessoal, seguirei lutando para que minha cidade continue a crescer de maneira justa e equilibrada, para todos. Jiquiriçá não deve e não pode retroceder.

Peço desculpas aos meus amigos, a minha família e digo-lhes que não foi fácil tomar essa decisão, mas tenho certeza, o sábio povo jiquiriçaense colocará no comando da nossa cidade alguém que siga fazendo o melhor por nossa terra.

Diante da crise financeira enfrentada pelo país, com redução de repasses pelos Governos Estadual e Federal, principalmente pelo FPM (Fundo de Participação dos Municípios), sem perspectiva de melhora, é preciso reflexão e responsabilidade, há algum tempo venho refletindo sobre o futuro do nosso município, e pensando desta forma desisto de concorrer à reeleição, seguirei trilhando por esse caminho até o dia 31 de Dezembro de 2016 e honrarei todos os acordos firmados pelo nosso governo até o ultimo dia do meu mandato.

Por fim agradeço ao povo jiquiriçaense pela confiança depositada em nossa gestão e nunca me negarei a seguir contribuindo com o futuro e o crescimento de nossa cidade.

Jiquiriçá, 18 de julho de 2016

Valdemar Andrade Filho

Prefeito de Jiquiriçá.”