Mais de 1 ano depois, Santa Inês extingue a barreira para controle da Covid-19 na cidade

Santa Inês não tem mais barreira. Foto: Blog Marcos Frahm

O município de Santa Inês, localizado no Vale do Jiquiriçá, com pouco, mas de 10.600 habitantes, registrou, desde o início da pandemia, 361 casos do coronavírus, com 12 óbitos confirmados. Atualmente, apenas 10 casos estão ativos, conforme dados divulgados pela gestão municipal através de boletim epidemiológico.

Santa Inês se destacava pelas restrições rigorosas de contenção da doença, sendo a única a manter, desde (20) de março de 2020, barreira sanitária na principal de via de acesso a cidade, restringindo a entrada de pessoas oriundas de outras regiões. Cumprindo decreto municipal, agentes de segurança e profissionais de saúde informavam às pessoas que chegavam à cidade, que estavam suspensas as visitas de munícipes de outros municípios.

Para entrar em Santa Inês, era preciso comprovar que a pessoa tinha residência na cidade, que trabalhava nela ou que estava transportando carga de produtos essenciais e ainda existia protocolo de preenchimento. Conforme apurou o Blog Marcos Frahm, a barreira criteriosa, as margens da BR-420, funcionou 24 horas por dia durante mais de um ano, permitindo, não somente o acesso da população local, mas também de Cravolândia, que precisa utilizar a Rodovia BA-120, que interliga os dois municípios.

Contudo, a redação foi informada sobre a extinção da barreira na terça-feira (4). Procurada, a assessoria da Prefeitura revelou que A Secretaria da Saúde informou que a barreira não estava mais gerando  resultado satisfatório no controle a Cavid-19.

”Informamos que Santa Inês está fortalecendo as medidas  de segurança interna e desempenhando outras formas de controle contra o avanço da Covid-19, como o plantão da vigilância, monitoramento  e isolamento dos casos suspeitos e confirmados.

No município as orientações de segurança são passadas para os moradores da cidade diariamente. Vale ressaltar que na última sexta-feira (30), a Saúde deu inicio a realização de testagens rápidas do tipo Antígeno. Ao todo, cerca de 3 mil moradores serão testados. ”, disse a assessoria de comunicação local.