Leur Lomanto Jr recebe ofício do Ministério da Saúde informando que Secretaria de Saúde da Bahia pediu cancelamento da Unacon em Jequié

Leur cobra esclarecimentos da pasta de Saúde do Governo da Bahia. Foto: Divulgação

Ao cobrar ao Ministério da Saúde, a publicação da habilitação do serviço de habilitação para tratamento de pacientes com câncer no Hospital Santa Helena, em Jequié, o deputado federal Leur Loamnto Jr (União Brasil), recebeu a resposta de que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), solicitou o cancelamento da proposta. O deputado cobra esclarecimentos da pasta de Saúde do Governo da Bahia, a fim de que a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) seja implantada em Jequié, visando atender pessoas com a enfermidade.

Nos últimos meses, houve avanços nos trâmites para a instalação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), na cidade, onde faltava apenas, a publicação no Diário Oficial da União, contudo um ofício/resposta enviado pelo Ministério na última semana, informou que: ”Inicialmente, a proposta de habilitação foi analisada por esta área técnica, entretanto foi solicitado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia que a proposta fosse rejeitada no SAIPS para nova pactuação da gestão local”.

Luta continua: ”O que esperamos realmente é que a Unacon seja implantada”

Para o deputado tal fato precisa de explicações, desde quando o processo estava sendo encaminhado de forma a habilitar o serviço.
Leur Jr disse que continuará na luta em favor da instalação da Unacon.

”Corremos atrás da implantação da Unacon por entendermos a necessidade da população não só de Jequié, mas da região em ter uma unidade de alta complexidade para assistência a pacientes com câncer. Essa é uma luta da população de Jequié, junto ao prefeito Zé Cocá e ao secretário de Saúde do município. Inclusive estivemos juntos em reuniões no Ministério da Saúde, buscando essa habilitação e ficou certo que logo a Unidade seria implantada. Queremos saber se ao solicitar que o Ministério rejeitasse a proposta, se a Secretaria irá buscar outro meio para habilitar o serviço em Jequié. O que esperamos realmente é que a Unacon seja implantada. Esse é o anseio de toda a população de Jequié e região”, ressaltou Leur Jr.