Lafaite Coutinho promete ter uma das eleições mais disputadas, com 3 candidaturas; prefeito João lança Dani, do Avante

Dani do Som é um nome escolhido por João Véi. Foto: Guilherme Pacheco

Lafaiete Coutinho, no Vale do Jiquiriçá, é um dos menores municípios da Bahia, com pouco mais de 4 mil habitantes. Mas a cidade é aconchegante, terra do mel e muitos querem a sua gerência. Por lá, as conversas são de que à sucessão municipal promete ser uma das mais disputadas dos últimos tempos. Pelo menos, três pré-candidaturas já estão postas: Orlando Cardoso (PSD), que disputou o pleito de 2020 e foi derrotado por uma diferença de 130 votos para o prefeito João Véi (PT) vai para o páreo novamente, além de Flávio Brandão, o Binho (PP), produtor rural, neófito no processo, mas que acata uma indicação do seu irmão e ex-prefeito de Lafaiete, atual chefe do Executivo de Jequié, Zé Cocá (PP) e, eis que surge, nesta quinta-feira (9) o nome de Edson Ferreira, o Dani do Som, filiado ao Avante para representar o prefeito João no processo eleitoral 2024.

O anúncio foi feito por João no Story do Instagram, com uma foto que revela a preferência pelo nome do ex-secretário de Obras, que inclusive se desincompatibilizou do cargo para entrar em campanha. Ao BMF, por telefone, João assegurou que o lançamento da pré-candidatura será feito no próximo dia (17), com a presença da deputada federal Ivoneide Caetano (PT) e do estadual Patrick Lopes (Avante).

Existe a expectativa, de acordo com informes dos meios políticos de que João lançasse um candidato para aderir à campanha de Binho, este que conta com o apoio do vice-prefeito Hélio Romão (PP) e de seis dos nove vereadores e que é irmão do seu ex-padrinho político, Zé Cocá (PP), com quem João aparou as arestas depois da ruptura declarada em 2022, quando ambos trilharam em caminhos opostos na campanha de governador, João com Jerônimo Rodrigues (PT) e Cocá com ACM Neto (UB), mas essa possibilidade, até então, é descartada pelo atual mandatário, que garante sustentação a virtual candidatura de Dani. ”Vamos ter nome, que vai ser apresentado oficialmente no dia 17 e nós vamos entrar no jogo para ganhar”, disse o prefeito. Questionado sobre a ausência de vereadores no palanque, já que seis estão com Binho e três com Orlando João respondeu: ”Estamos com a população”.