Justiça do Distrito Federal condena blogueiro que participou da trama para explodir bomba no aeroporto de Brasília

A Justiça do Distrito Federal condenou nesta sexta-feira (18) mais um acusado de participar da tentativa de explosão de uma bomba perto do Aeroporto Internacional de Brasília, na véspera do Natal de 2022. O blogueiro cearense Wellington Macedo de Souza, que está foragido, foi condenado a seis anos de prisão em regime fechado. A sentença foi dada pelo juiz Osvaldo Tovani, da 8ª Vara Criminal.

Apesar da sentença, o blogueiro bolsonarista seguirá foragido. O advogado Aécio Palmeira Fernandes, que atua na defesa de Macedo, informou que seu cliente não irá se entregar para cumprir a pena. Macedo foi acusado de expor a integridade física da população mediante uso de explosivo, que foi colocado próximo a um caminhão-tanque que estava estacionado nos arredores do aeroporto.

”O crime foi premeditado. O acusado conheceu pelo menos um dos co-autores em Brasília, no acampamento montado em frente ao QG do Exército. As emulsões explosivas vieram do Pará, a pedido de George Washington, o qual, após a montagem, entregou o artefato explosivo para Alan dos Santos, que, por sua vez, ligou para o acusado e se encarregaram de tarefa importante, a colocação do artefato no local escolhido”, escreveu o juiz na sentença.

Tovani ressaltou ainda que o fato de a bomba ter sido colocada nas imediações do aeroporto ”não pode ser ignorado”. ”Até porque o local foi previamente escolhido, conforme demonstram os vídeos do veículo dirigido por Macedo passando várias vezes na região até se aproximar do caminhão-tanque”, continuou o magistrado.

O juiz também entendeu que a atuação do blogueiro não foi menos importante que a dos outros dois no crime. ”Pelo contrário. Sem sua atuação, Alan, que estava em frente ao QG do Exército, não colocaria o artefato explosivo no caminhão-tanque que estava estacionado nas proximidades do aeroporto”.

Em maio, outros dois acusados de participação na tentativa de explosão foram condenados. O empresário George Washington de Oliveira Sousa recebeu pena de 9 anos e 4 meses de prisão. Já Alan Diego dos Santos Rodrigues foi condenado a 5 anos e 4 meses. As condutas envolvem os crimes de explosão, causar incêndio e posse arma de fogo sem autorização.

Wellington Macedo foi candidato a deputado federal pelo PTB nas eleições gerais do ano passado. Ele é apoiador do ex-presidente Bolsonaro e chegou a integrar o quadro de comissionados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, dissolvido no início deste ano, mas que era comandado pela então ministra Damares Alves.

De acordo com o delegado da Polícia Civil Leonardo Castro Cardoso, que prestou depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, a última informação sobre Macedo é que ele estava no Mato Grosso do Sul, mas ainda não foi localizado e segue foragido.

Recentemente, o blogueiro tentou se credenciar para cobrir a posse do presidente paraguaio Santiago Peña, em Assunção, na última terça (15). O presidente Lula estava no evento. Macedo fez a solicitação seis dias antes do evento, como jornalista independente, pelo site El Pueblo Podcast. Avisado pelo governo brasileiro, porém, o governo paraguaio não entregou a credencial.