Jovem celebra nota alta no Sisu, raspa a cabeça e descobre falha no sistema; MEC divulgou de forma equivocada o resultado

Após o MEC (Ministério da Educação) divulgar de forma indevida os resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2024, estudantes ficaram frustrados ao serem informados que foram aprovados e depois ficarem sem as vagas nas universidades públicas.

O MEC divulgou de forma equivocada o resultado do Sisu 2024 no último dia 30. Nesta sexta-feira (2), o ministério afirmou que houve uma ”divulgação indevida de resultados provisórios” e confundiu estudantes sobre sua classificação para cursos em universidades públicas do país.

Cabeça raspada, festa interrompida e frustração. O estudante Tiago Melo, de 18 anos, natural do Rio Grande do Norte, aparecia como aprovado, inicialmente, para Tecnologia da Informação na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). A empolgação foi generalizada na família, pois ele teria passado na instituição que mais queria.

”Eu e minha família fizemos aquela festa toda, com espuma, fomos para o cursinho comemorar, tirei a clássica foto com o braço pintado e até a cabeça eu raspei. Meus pais e meu irmão estavam muito felizes, até que, pela tarde, o MEC disse no Instagram que os resultados da manhã do dia 30 deveriam ser desconsiderados”, afirmou o estudante ao UOL.

O jovem entrou no sistema do Sisu na manhã da última terça-feira. Na lista divulgada no site, aparecia seu nome superando a nota de corte para o curso em TI, seu sonho desde a infância. Contudo, na tarde do dia 31, após o MEC desconsiderar a lista inicial, saiu uma segunda composição dos aprovados. No segundo momento, o nome dele já não estava mais lá, havia caído duas posições.  ”Foi uma crueldade, brincaram com a gente, estava muito envergonhado. Agora me sinto um pouco melhor, mas ainda de cabeça raspada”, disse Tiago.

MEC EMITIU NOTA

Em nota encaminhada ao UOL, o MEC afirmou que o sistema do Sisu é seguro e que os resultados oficiais não são modificados. Como explicação para o que aconteceu no dia 30, a entidade disse que está investigando a ocorrência. O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 30 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada.

As matrículas com o resultado do Sisu começaram hoje e vão até o dia 7. Mais de 2 milhões de estudantes disputam 264 mil vagas em 6.827 cursos de graduação nas instituições públicas participantes do Sisu. As listas de espera valerão para todo o ano. As informações são do site Bahia Notícias