Por Nery: ”A Jiripoca Piou”

Sebastião Nery

Ele entrou em minha casa no Rio, no fim de agosto, com os jornais na mão e o sorriso iluminado de sempre:

– Meu pai, você esta enganado. Quem vai para o segundo turno com a Dilma é o Aécio, não é a Marina. 60% do país querem o PT fora do governo e vai votar para tirar. Não vão usar a Marina que também tem cara de PT. Quem é oposição de verdade ao PT é o Aécio. Esses 60% têm mais a cara do Aécio do que da Marina. Usando o direito de não votar que seus 82 anos lhe dão, você esta arrumando as malas para  2 meses na Europa. Não estara aqui na eleição. Mas voce vai ver. Quem vai para o segundo turno com a Dilma é o Aécio. E ai a jiripoca vai piar.

Eu não sabia o que era jiripoca. Fui ao Google de madrugada:

– “É um peixe de água doce. É escuro, com manchas amareladas. Mede até 45 centímetros. Costuma nadar na superfície da água e emitir um som semelhante ao pio de um pássaro, o que fez surgir a expressão popular “hoje a jiripoca vai piar”, no sentido de “hoje vai ser para valer”

E foi mesmo para valer. A jiripoca piou e Aécio disparou para o segundo turno, saltando nos últimos dias de 20% para 35%. Somando  35% de Aécio com 20% de Marina, a jiripoca piará para valer em 55%.

PESQUISAS

Cada país é as instituições que tem, públicas, particulares, políticas, culturais, religiosas. Quando se desmoralizam carregam o país junto. Os institutos de pesquisa estão ai há quase um século acertando, errando, às vezes mais às vezes menos, dentro do limite humano.

O que aconteceu com as pesquisas nesta eleição foi muito mais do que uma soma de erros. Foi uma mafiosa , sórdida negociação oficial  que levou a números absolutamente inexplicáveis e inaceitáveis. Como é que Aécio não saia dos 20%, saltou para 25% e no dia seguinte já chegava a 35%? Expliquem, senhores. Seguraram-no meses com dados falsos.

O mínimo que se deve esperar de institutos históricos como o IBOPE e o Datafolha é que preservem sua história e lavem seu rosto. É suspeitoso que eles não saíssem dos jornais e das televisões para fazerem o jogo sujo e certamente pago em milhões do palácio do Planalto e dos financiadores do PT. Agora estão ai vilipendiados pelo país inteiro.

Lembro-me do gordinho do Datafolha rodopiando como um pião doido no “Roda Viva”, falando uma hora e meia sem parar para sugerir e tentar convencer que Dilma seria eleita no primeiro turno. O IBOPE é velho saltimbanco da verdade. Solta números como pipa em favela.

Por Sebastião Nery