Jerônimo admite conversas com MDB e não descarta partido como vice; ”estamos tratando com o partido”

”Olha, nós estamos tratando com o partido”. Foto: Jacque Almeida

O cenário de definições para as eleições estaduais em 2022 segue afunilando. A possibilidade de o MDB retornar ao arco de alianças do PT na Bahia tem ganhado força a cada dia e as tratativas foram confirmadas por Jerônimo Rodrigues (PT), pré-candidato ao Palácio de Ondina pelo grupo governista.

O petista, que está prestes a deixar o comando da Secretaria da Educação (SEC) do estado, admitiu que as conversas estão acontecendo, mas não quis atribuir condição para ter o apoio do MDB a uma única figura da legenda. Isso porque um dos nomes ventilados nos bastidores para assumir a posição de vice na chapa de Rodrigues, é o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB).

”Olha, nós estamos tratando com o partido, a aliança é com o partido. Se o nome for fechado com o MDB, o MDB vai apresentar as possibilidades e do nosso lado, nós avaliaremos, estamos conversando e negociando, e isso faz parte de apresentar dois, três, quatros nomes, e afunilar para um que possa trazer um conforto para toda a chapa e que a gente possa já nos próximos dias, assim que for anunciado, nós traremos para bem perto para que a gente possa, fazer um ato para apresentação. Mas o que a gente quer é começar a correr a Bahia na pré-candidatura”, disse o secretário durante conversa com a imprensa, nesta terça-feira (29).

Em contato com o Bahia Notícias, Hagge, entretanto, admite que a ideia de ser vice nesse processo não enche seus olhos. O jovem gestor pretende terminar seu mandato em Itapetinga, após ser reeleito em 2020 com mais de 70% dos votos. Ele coloca como fatores que dificultam o desenho a parceria que tem com ACM Neto e a falta de intervenções do governo em sua cidade (leia mais aqui).

Nos bastidores, Hagge reúne características consideradas importantes para os dois principais grupos políticos colocados para a disputa no estado, a exemplo da juventude e da boa avaliação enquanto gestor público.

Atualmente, o MDB baiano faz parte do grupo do ex-prefeito e pré-candidato ao governo, ACM Neto (UB). Contudo, própria cúpula do União Brasil na Bahia já dá como certa a saída do partido que tem Lúcio Vieira Lima como presidente de honra no estado (leia mais aqui).

O VICE IDEAL

Durante a conversa com jornalistas, Jerônimo Rodrigues também indicou qual seria o perfil ideal para seu vice: um nome que entenda a mensagem do grupo e a forma com que o Partido dos Trabalhadores atua no estado.

”Os partidos políticos que estão nessa composição reconhecem como nós trabalhamos: é o ganha ganha. Todos recordam que a chegada do PSD, que Otto [Alencar] dirige, cresceu com o número de prefeitos, vereadores, deputados. O Progressistas da mesma forma, então essa é a lógica, que todos ganham. E ganham mais fazendo pela Bahia, mas o que interessa de fato é que o perfil seja de grupo e esperamos que a gente possa somar”, disse.

SITUAÇÃO DO MDB NA BAHIA

Na última sexta-feira (25), o Bahia Notícias mostrou que integrantes da pré-campanha de ACM Neto (UB) ao governo estadual já admitem o reforço do MDB a candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao Palácio de Ondina. “Estão quase fechados lá”, aponta uma das lideranças.

De volta a base de apoio do PT, o MDB pode retornar ao grupo após quase 14 anos. Apesar do indicativo das lideranças ao redor do pré-candidato ACM Neto, o partido ainda não indicou um comunicado final sobre o posicionamento da legenda.

Mesmo indicando que o futuro do partido ainda não está selado, alguns sinais demonstram o contrário. O ex-secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, comemorou seu 55º aniversário nesta sexta-feira (25) e, nas redes sociais, resolveu publicar fotos com alguns amigos. Em uma dessas imagens, o médico aparece ao lado dos ex-deputados federais Lúcio Vieira Lima (MDB) e Joseph Bandeira, em frente a um bolo com uma flâmula do partido. Nesta segunda (29), Vilas-Boas apareceu no Instagram do MDB da Bahia gravando propaganda política como integrante do partido. Com informações do site Bahia Notícias