Jequié: Vereador defende projeto que prioriza o atendimento dos portadores de câncer

PL é apresentado pelo vereador Pastoleiro. Foto: Blog Marcos Frahm

”Priorizar o atendimento de pessoas portadoras de neoplasia (câncer) que estejam se submetendo à quimioterapia ou radiologia em filas de estabelecimentos bancários, lotérica e todos os postos de saúde, no nosso município”. Este é o objetivo do Projeto de Lei, de autoria do vereador Pastoleiro, aprovado por unanimidade, pela Câmara Municipal de Jequié.

Em seu Artigo 2º fica estabelecido como prioridade em qualquer local de atendimento ao público, tanto em repartições públicas como privadas. Em sua justificativa, o vereador Pastoleiro alega que ”muitas pessoas de nossa comunidade são carentes de atenção pública, dentre estas as pessoas portadoras de câncer, que, na sua grande maioria, sofrem e passam muitas dificuldades em decorrência desta terrível doença, uma vez que o tratamento é altamente doloroso e desumano, tanto para os pacientes quanto para os seus familiares”.

”Somos sabedores que as pessoas que se submetem à radioterapia e à quimioterapia para tratamento de neoplasias malignas evoluem com efeitos colaterais – tais como astenia, mal-estar, náusea, vômito, diarreia, deficiência imunológica etc. – decorrentes da aplicação dessas terapias, de tal modo que não possuem condições físicas para enfrentar filas demoradas. Por isso é importante que esses pacientes tenham direito a atendimento prioritário”, destacou.

Pastoleiro informa que, diante o exposto, ”sugerimos ao Executivo Municipal a elaboração de um Projeto de Lei que venha a contribuir para que os pacientes com neoplasia maligna tenham melhor qualidade de vida e sejam amparados em um momento tão delicado e sensível de sua existência. Por isso entendemos que os indivíduos que se submetem à quimioterapia ou radioterapia como tratamento para o câncer devem ser acolhidos, para terem direito a atendimento prioritário em estabelecimentos bancários e lotéricas de nossa cidade”, complementa.