Jequié: Emoção marca sessão de homenagem ao centenário do ex-governador Antonio Lomanto Junior

Sandro, Hassan, Zé Cocá, Tinho, Gutinha, Leur Jr e Leur. Foto: Marcos Frahm

Uma noite para homenagear a história do filho ilustre e sua trajetória política. Assim foi a sessão solene da Câmara de Vereadores de Jequié, realizada nesta quinta-feira (21) para celebrar o centenário de nascimento de Antonio Lomanto Junior, ex-governador da Bahia, uma das personalidades mais influentes do estado, que teve uma trajetória política marcada por grandes realizações. Na Casa onde Lomanto exerceu o cargo de vereador mais jovem, aos 21 anos, lideranças políticas, outras autoridades e populares lotaram as galerias para prestigiar o ato em homenagem ao centenário do ex-representante, que teve sua história contada em discursos e imagens que relembraram momentos marcantes da sua exitosa carreira política.

Presente no evento, acompanhado de irmãos, filhos e netos o ex-deputado federal Leur Lomanto enalteceu a história do pai e relembrou um feito: ele e Lomanto chegaram a exercer no mesmo período os cargos de deputados federais. ”Uma alegria muito grande estar presente nessa sessão de homenagem ao seu centenário, no local onde ele iniciou a vida sua pública, como vereador. O que me marcou, vou contar rapidamente uma história; nós fomos deputados federais juntos, caso inédito no Brasil e não foi proposital. Ele era candidato ao senado, o presidente fez um apelo para ele ceder para Liz Viana, ele não queria ser candidato a nada, eu tinha que ser o candidato, mas aí os deputados estaduais liderados dele exigiram a candidatura dele e nós fomos eleitos pai e filho, com uma votação extraordinária aqui em minha terra natal”, disse Leur ao Blog do Marcos Frahm. Prefeito reeleito de Jequié, Zé Cocá (PP), disse que não é somente uma justa homenagem, é uma história. ”Antonio Lomanto tem uma história linda, não só em Jequié, como na Bahia e no Brasil. Um cara que fez muito, uma figura ilustre e terminou a sua carreira aqui”.

Também participaram da sessão, proposta pelo vereador Gutinha (UB) e presidida pelo presidente Tinho (PDT) os vereadores: Duda (PSDB), Gilvan (Republicanos), Moana (PSD), Cida (PDT), João Paulo (PSD), Marcinho (Solidariedade), Joaquim Caires (PP), Marcos do Povo (PV), San (UB), Ziel (PP), vereadores eleitos Matheus Budega (UB), Aroldo Brito (PP), Helder (PP), os deputados Leur Lomanto Jr. (UB), Hassan (PP), Sandro Régis (UB), os prefeitos Olival Andrade (UB), de Itagi, acompanhado do prefeito eleito Saulo (UB), Marquinhos (PP), de Lagedo do Tabocal, Romi (PT), de Planaltino, Valderico Júnior (UB), prefeito eleito de Ilhéus, secretários municipais, o Padro Roberto Oliveira, da Paróquia de Santo Antônio, o Major Thiago Cruz, representando à Polícia Militar, representante da Guarda Municipal, do Rotary Clube e de outras instituições.