Jequié é a 3ª melhor cidade da Bahia para o Agronegócio e a 4ª no setor da Indústria

O município de Jequié foi destaque em um ranking elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado no dia (7) de dezembro, com exclusividade, pela revista Exame. Para a lista, foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, e em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária. Entre as 100 cidades brasileiras classificadas como as melhores para fazer negócios, Jequié ocupa a posição 31ª na classificação nacional, relativa ao setor de Agropecuária, e está na 93ª classificação nacional no setor da Indústria, deixando para trás Barreiras, Campinas, Porto Alegre, Ribeiro Preto e Goiânia, que também aparecem na pesquisa.

De acordo com os dados, em relação à Bahia, Jequié ocupa o terceiro lugar como a melhor cidade baiana para o setor da Indústria, ficando atrás de Vitória da Conquista, Barreiras e Camaçari. Como está em uma privilegiada localização geográfica e é beneficiada por rodovias federais e estaduais, a cidade possibilita às indústrias uma eficiente estrutura viária para a logística operacional, com a ênfase de o município contar com um Distrito Industrial, resultando na classificação apontada no levantamento.

E está na terceira posição estadual no setor da Agropecuária, juntamente com Juazeiro e Eunápolis, 1ª e 2ª colocadas, respectivamente. A pesquisa é realizada anualmente e foi feita com informações referentes até outubro deste ano de 2022, tomando como base oito fatores: empregos no setor com média e alta remuneração; o crescimento da produção da lavoura permanente; a elevação da produtividade da lavoura permanente; o crescimento da produção da lavoura temporária; a produtividade da lavoura temporária; o crescimento da produção pecuária; e o crescimento das exportações e os empregos como um todo no setor.

”Graças a Deus, isso tudo é resultado de muito trabalho. Ficamos felizes e muito orgulhosos por pontuarmos com destaque nos dois eixos, entre as melhores cidades do Brasil para o setor da Indústria e da Agropecuária e temos trabalhado ainda mais, para sermos atrativos em todos os demais setores. Esse destaque entre as melhores cidades da Bahia, com o 3º lugar em Agropecuária e o 4º lugar na Indústria, é muito importante, e é mais uma confirmação que estamos no rumo certo, avançando e fazendo de Jequié um município mais acreditado, como digo sempre e é, também, mais uma confirmação de que Jequié é a melhor opção para a implantação do modal ferroviário da FIOL, dada a sua estratégica localização geográfica, sendo um grande ponto de interligação da ferrovia com a BR-116 e com a BR-330.”, afirmou o prefeito Zé Cocá.