Jaguaquara: Vereadores reprovam contas de 2011 do ex-prefeito Ademir Moreira

Vereadores governistas e oposicionistas, do PT, PRB, PSL e PTB votaram pela reprovação das contas da Prefeitura de Jaguaquara na gestão de Ademir Moreira, referentes ao exercício 2011, na noite desta quinta (3/10), em sessão ordinária na Câmara Municipal. Com as galerias da Casa lotadas, por populares, que aguardavam o resultado de uma das pautas mais polêmicas dos últimos anos, os edis aprovaram, com voto aberto o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que recomendou esse posicionamento ao Legislativo Municipal.

Votaram pela aprovação das contas os vereadores Edmilson Barbosa (PTB), Nildo Pirôpo (PT), Edilson Brustolin (PSL), Adailson Mancha (PT), Jurandir Araújo (PT) e Ulson Pereira (PRB). Sem grande apoio no processo de votação, no qual obteve cinco votos favoráveis, Ademir tornou-se “ficha suja” e está impedido de candidatar-se a cargo eletivo. Votaram contra o parecer do TCM os edis: Zacarias Oliveira (PP), Jascilene Silva (PP), Jocemar Oliveira (PSD), Valdir da F.4000 (PHS) e Francisnei Santos (PP), atual presidente da Câmara.

Quatro parlamentares, considerados aliados do ex-prefeito, se abstiveram da votação das contas polêmicas: Marleide Pinto de Novaes (PP), Valdenor Souza (PP), Élio Boa Sorte (PP) e Lindoval Muniz (PP). A reprovação das contas de Ademir sinaliza para os gestores que a administração dos recursos públicos não pode ser feita de forma temerária e que o voto aberto é um mecanismo essencial de controle do eleitor aos mandatos. O TCM, em seu parecer, evidenciou ausência de comprovação de despesa, exagero de contratação sem concurso público, entre outras imprudências administrativas. E vem mais contas aí, ocorrerá em 2014, o julgamento por parte dos vereadores das contas de 2012, também rejeitadas por irregularidades pelo TCM.

Fotos: Blog Marcos Frahm