Jaguaquara sedia audiência sobre Divisão Territorial do Vale do Jiquiriçá

Fotos: Blog Marcos Frahm

Na busca por solucionar os litígios territoriais entre os municípios do Vale do Jiquiriçá e consolidar os atuais limites administrativos estabelecidos em consenso pelos prefeitos municipais, foi realizada uma audiência na sede do Sindicato Patronal de Jaguaquara, nesta segunda-feira (26), através da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, órgão responsável por planejar, coordenar, organizar e executar atividades referentes à divisão territorial do estado quanto às suas fronteiras e limites municipais. O apoio logístico para a realização da audiência foi da Secretaria Municipal de Agricultura. 

O evento contou com a participação de prefeitos eleitos e reeleitos, vereadores, secretários municipais e outros representantes de municípios que compõe o Vale, tendo  iniciado às 15h, com a palavra do prefeito anfitrião Giulinao Martinelli e encerrou-se no final da tarde. Técnicos da SEI e do IBGE explanaram sobre o assunto e debateram com os participantes os problemas relacionados à divisão territorial. O trabalho é realizado pelo Estado com base no projeto de Lei de autoria do deputado Estadual João Bonfim (PDT). O projeto abre caminho para a resolução da maioria dos problemas de limites intermunicipais no estado, já que ao longo das últimas cinco décadas os municípios baianos vêm apresentando problemas na Lei de criação e ou de alteração de seus limites territoriais. De acordo com Marzzo Santos, um dos técnicos da SEI, com a audiência ocorrida em Jaguaquara, ficou definido que o Vale do Jiquiriçá será dividido em três áreas.

O objetivo do encontro em Jaguaquara foi para unir esforços para a adequação dos limites territoriais, que necessitam urgentemente de uma organização, mas para isso, segundo o técnico Marzzo Santos, é preciso haver bom senso dos gestores que representam os municípios vizinhos. Uma reunião da mesma natureza será realizada futuramente em Salvador, para definir a questão da divisão territorial no Vale do Jiquiriçá.