Jaguaquara: Júri popular condena dois homens por morte de Guarda Municipal em 2018

População acompanhou o julgamento. Fotos: Blog Marcos Frahm

Foram julgados pelo Tribunal do Júri, na Comarca de Jaguaquara, os réus Diego dos Santos Vieira e Ramon Santos Paixão, acusados pela morte do Guarda Municipal Cristonildo Souza Nascimento, cujo crime foi praticado na madrugada do dia (18) de junho de 2018, quando o então Guarda Municipal, foram de serviço, teria se envolvido em uma confusão, nas proximidades de um bar, no bairro Malvina I.

Cristonildo foi morto por disparos de arma de fogo. No dia seguinte, a polícia conseguiu deter os principais suspeitos, Diego e Ramon, que na ocasião, em depoimento na Delegacia Territorial confessaram a autoria. Na ação da Polícia Civil, Conforme registro do inquérito policial, um revólver usado para o cometimento do crime foi apreendido e, no curso das investigações, descobriu-se que a arma era de propriedade de Diego. Ambos foram conduzidos ao Conjunto Penal de Jequié, onde estavam à disposição da Justiça.

Júri popular foi encerrado na madrugada desta sexta-feira

Julgados nesta quinta-feira (24/10), Diego e Ramon foram condenados, respectivamente, a 17 e 16 anos de prisão em regime fechado, pelo crime de homicídio qualificado. De acordo com a sentença condenatória, da qual o Blog Marcos Frahm teve acesso, Diego foi condenado à pena maior, pela participação no homicídio, além de crime de tráfico de drogas. O júri acolheu na íntegra a denúncia do Ministério Público, representado pelo promotor Lúcio Meira Mendes.

Na defesa atuaram os advogados: Nilton Sena Oliveira e Vitor Hugo. A sessão de julgamento, iniciada as 09h de quinta-feira foi presidida pela juíza Andrea Padilha Sodré Leal Palmarella, sendo encerrada no início ma madrugada desta sexta, quando a magistrada leu a sentença condenatória. Os réus foram reconduzidos ao presídio.