Jaguaquara: Farmácias fechadas por irregularidades

Uma operação fiscal em estabelecimentos farmacêuticos foi  iniciada por volta das 11h em Jaguaquara e  encerrada às 18h30, envolvendo representantes da 13ª Dires, Conselho Regional de Farmácia da Bahia, com o acompanhamento do Promotor de Justiça, Lúcio Meira Mendes  e técnicos da Vigilância Sanitária  Municipal.  No curso da operação foram interditadas as farmácias Bem Estar, na Avenida Gomes Pita, Melhor Preço, na Rua Rodolfo Santos, ambas por estarem funcionando havia  meses sem a presença de farmacêutico e a Farmácia Vida, localizada na Praça JJ-Seabra, por falta de receituário. A coordenação do trabalho esteve a cargo da farmacêutica e fiscal do Conselho Regional de Farmácia da Bahia, Moazelia Holiher Moreira Monteiro.

Em entrevista ao Blog Marcos Frahm, Rádio 93 FM e Rádio Povo AM, ela explicou que a operação estava sendo feita em cumprimento a um   Termo de Ajuste de Conduta-TAC, assinado a dois anos atrás, com  proprietários de farmácias e farmacêuticos de Jaguaquara. “Na época  ficou estabelecido que as farmácias manteriam os farmacêuticos responsáveis técnicos dentro das farmácias para atender a comunidade e que as farmácias também manteriam os seus estabelecimentos com ar refrigerado, para garantir que os medicamentos não sofram ação de uma alta temperatura durante o verão ou mesmo fora do verão”, disse.

A representante do CRF, revelou que o órgão  foi acionado  pelo Ministério Público por conta de várias denúncias da população em função das farmácias não estarem cumprindo esse termo de ajuste, uma vez que os farmacêuticos não estão dentro dos estabelecimentos quando solicitados pela população que vai a essas farmácias adquirir seus medicamentos. Os proprietários autuados por irregularidades foram notificados. Ela disse tabém que em outras farmácias houve alerta para que a escrituração dos antibióticos sejam escriturados, como pede a ANVISA, “em algumas farmácias os antibióticos foram retirados da prateleira para que a farmácia seja regularizada  e instale programa de gerenciamento”, afirmou Moazelia Holiher.

Fotos: Blog Marcos Frahm