Jaguaquara: Comandante do 19º BPM comenta desmembramento da 3ª Cia para a 93ª CIPM de Maracás; ‘’resultado de estudo’’

Tem/Cel Márcio Amorim de Marcelo. Foto: Blog do Marcos Frahm

O Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, o Tem/Cel Márcio Amorim de Marcelo, comentou, em entrevista nesta sexta-feira (28) sobre o desmembramento da 3ª Cia da PM da unidade de Jequié, e que a partir do dia (1) de julho ficará atrelada a 93ª CIPM de Maracás, quando o Major Orlins dos Santos Almeida, atual Comandante da instituição na Cidade das Flores assumirá também o Comando da PM em Jaguaquara, que até os dias atuais tem como Comandante o Capitão Hianderson Ribeiro.

A mudança foi anunciada recentemente pelo Estado através de decreto que define as Regiões Integradas de Segurança Pública, a partir de um projeto de reestruturação da Polícia Militar, cuja corporação ganha novos comandos de policiamento regional na capital e no interior, a exemplo da citada 93ª CIPM de Maracás, que aumenta a sua área de abrangência e passa a comandar o policiamento em Jaguaquara, além de Itaquara, Irajuba, Cravolândia, Lagedo do Tabocal, Planaltino, Nova Itarana, Itiruçu e Lafaiete Coutinho.

Segundo Marcelo Amorim, a mudança é o resultado de estudo e o indicador para tal seria o Território de Identidade. ”Isso resulta em um estudo e o indicador pra que essas mudanças acontecessem, sobretudo num formato das áreas de responsabilidade de toda a polícia, o indicador é o território de identidade. Então, ficou comprovado que o território de identidade que Jaguaquara tem influência é o Vale do Jiquiriçá. Ela vai passar a pertencer ao Comando Regional do Recôncavo e, por consequência, a compor, enquanto pelotão, a Companhia Independente de Maracás”, disse o oficial.

O Coronel relembra a história da possível instalação de uma Companhia Independente em Jaguaquara, sonho da população local ainda não concretizado, mas prefere não classificar a mudança da 3ª Cia para pelotão como perda para o maior município do Vale. ”A polícia é uma só. O que seria na verdade uma unidade com valor Companhia agora vai ser pelotão, apenas vai mudar o nome jurídico, a realidade vai ser a mesma”, justificou o seu comentário. Entretanto, nos bastidores da política local, as informações, inclusive limitadas, são de que as forças políticas locais ligadas a prefeita estariam se movimentando para tentar reverter a decisão e que também estariam trabalhando pela manutenção do atual Comandante de Jaguaquara, Hianderson Ribeiro que, caso o decreto não seja alterado até segunda-feira, passará a ser subordinado ao Major Orlins, de Maracás, ao invés de ser integrante da tropa de Marcelo, responsável pelo policiamento em Jequié.