Jaguaquara: Chuva volumosa faz Rio Casca transbordar e provocar alagamentos em pontos diversos da cidade

O Rio Casca fica alagado após fortes chuvas. Fotomontagem/BMFrahm

As chuvas volumosas que atingiram Jaguaquara nesta terça-feira (23) trouxeram alívio para o homem do campo, que convivia com a preocupante seca. Por outro lado, moradores da zona urbana da maior cidade do Vale do Jiquiriçá enfrentam reflexos das precipitações, que deixaram vários pontos com alagamentos, desde o centro aos bairros, como o Lagoa, por exemplo, área mais afetada pelas águas e cortada pelo Rio Casca, que transbordou.

Nas redes sociais, imagens revelam a tensão durante as chuvas na manhã de hoje na Rua Gomes Pinta, Centro, onde moradores tiveram que retirar motocicletas da via para que não fossem levadas pela enxurrada. Em outros pontos, pavimentações foram arrancadas pela força da correnteza. Casas e alguns estabelecimentos registraram invasão, mas até o momento sem informações sobre transtornos mais sérios, como desabamento. Apesar dos problemas terem se avolumado, alguns jaguaquarenses aparecem nas redes comemorando as chuvas.

A falta de canais de águas pluviais para despejo no Rio Casca, que corta o município é também um dos problemas apontados para o alagamento com facilidade das vias de Jaguaquara. Por conta da topografia da cidade, o Centro, que fica na parte mais baixa recebe águas de bairros que são localizados em partes altas e registra alagamentos com qualquer volume de chuvas.