Itiruçu: Profissionais da educação vão às ruas da cidade em ato de protesto por piso salarial e valorização da classe

Vestindo preto, professores saíram as ruas de Itiruçu. Foto: APLB//Sindicato

Professores da rede pública municipal de Itiruçu saíram as ruas da cidade nesta quarta-feira (21) em forma de protesto contra a gestão local, cobrando o cumprimento do piso salarial da categoria. De acordo com a líder da APLB Sindicato, Luciana Brandão, os profissionais da Educação cobram o pagamento do piso desde 2023, quando foram realizadas assembleias, mas a gestão não teria proposto reajuste.

Ainda de acordo com Luciana, os professores ainda aguardam um posicionamento da Prefeitura, que teria sido informada em dezembro do ano passado que, o não pagamento do piso implicaria na ausência dos profissionais na Jornada Pedagógica em 2024. ”Nós estamos solicitando o reajuste do piso, que é lei federal, desde 2023. Fizemos assembleias, propomos mesa permanecente de negociação, registramos em ata e, no entanto, não obtivemos êxito. A gestão só propôs reajuste zero e assim permaneceu. Aguardamos esse ano, em janeiro, para uma negociação, de um retroativo, qual seria o percentual, mas também não obtivemos êxito. No dia 25 de janeiro encaminhamos um ofício, até hoje sem resposta, depois fizemos uma assembleia no 07 de fevereiro e ficou decidido por uma jornada de luta e essa jornada está acontecendo também em outros municípios. É do plano de trabalho da APLB regional”, explicou a presidente da entidade, tendo revelado que após a mobilização desta quarta-feira a Prefeitura se manifestou, com a proposta de reajuste no percentual de 3,62%, referente a 2024.

Ela disse ainda que a categoria mantém a decisão de não participar das atividades da Jornada Pedagógica, evento que ainda irá ser realizado em Itiruçu. Vale ressaltar que, ao longo das manifestações, as alegações da Prefeitura, segundo informações apuradas são de que o município não teria condições financeiras para atender as reivindicações. Além disso, eles cobram o pagamento dos precatórios do FUNDEB.