Uma forte chuva atingiu o município de Itaquara, no Vale do Jiquiriçá, por volta das 14h desta quinta-feira (24). A chuva que durou pouco mais de trinta minutos foi o suficiente para causar inundações e deixar vários itaquarenses desabrigados. A reportagem do Blog Marcos Frahm deslou-se a Itaquara, acompanhada de uma equipe da Rádio Povo AM, para se inteirar da situação e, ao chegar ao município, que localiza-se a 10 Km de Jaguaquara, no Sudoeste baiano, teve acesso in loco às áreas mais atingidas pelo temporal. No bairro Baitinga 1, um dos mais antigos de Itaquara, pelo menos 20 casas foram invadidas pela água e cerca de 38 pessoas ficaram desabrigadas na Rua Manoel Vitorino.
Algumas famílias perderam móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos e até documentos por conta da inundação. Dentre os desabrigados, estão idosos e crianças. Segundo informações de moradores, até o final da tarde, nenhum representante da Prefeitura Municipal teria ido ao local para prestar socorro às vítimas ou tentar viabilizar encaminhamento das pessoas para abrigos em outras áreas.
Atinélia da Cruz Alves, de 29 anos, moradora da Rua Manoel Vitorino, disse ter ficado assustada com a força da água. A mulher afirmou ainda, durante contato com a reportagem, que a chuva causou estragos na casa de sua mãe, Angelita Fagundes, de 52 anos. ”A minha mãe perdeu quase tudo. Nunca vi uma coisa dessas, a chuva desceu levando tudo. Eu estava dentro de casa e, quando percebi, a água já estava invadindo sala, cozinha e a gente não teve como evitar essa situação”, disse Atinélia. A vereadora Cleusa Lima (PDT), que reside no mesmo bairro, também presenciou a enxurrada invadindo os imóveis. ”Eu moro aqui há 32 anos, mas nunca tinha visto uma coisa dessas. É triste ver as pessoas perdendo o pouco que tem. Quando eu sair na rua, tinha gente chorando, pedindo socorro e a água levando tudo”, afirmou a parlamentar. No bairro Baitinga 2, a chuva também invadiu residências e gerou transtornos. Os desabrigados foram acolhidos por parentes e amigos, que lhes receberam em outras áreas de Itaquara.
Fotos: Blog Marcos Frahm