Irajuba: Servidores públicos demitidos invadem Prefeitura

Servidores demitidos expõe cartazes em frente à Prefeitura

Dezenas de servidores públicos municipais de Irajuba, invadiram o prédio-sede da Prefeitura do município, localizada na Praça Santo Antônio, por volta das 14h30 desta quinta-feira (18). Os servidores concursados, demitidos pelo prefeito Antônio Sampaio (PP), cansados de esperarem por uma decisão definitiva para um problema que se arrasta há anos, resolveram invadir a sede do Executivo em forma de protesto contra o gestor, que não estaria cumprindo determinação da justiça de reintegração de posse dos concursados, dispensados em janeiro de 2009. Os servidores teriam sido aprovados em concurso público promovido pela Prefeitura, na gestão do ex-prefeito e opositor de Sampaio, Humberto Franco – Betão (PMDB).

Os manifestantes ocupam as dependências da Prefeitura

Na manhã desta quinta, os servidores se deslocaram em comitiva até a cidade de Santa Inês, a cerca de 30 km de Irajuba, para um encontro com representantes do judiciário, juiz e promotor, que atuam na Comarca local para cobrar dos magistrados mais celeridade no julgamento dos processos em tramitação. Segundo Míriam Andrade, uma das líderes do protesto, ao chegar a Santa Inês, os funcionários foram recebidos pelas autoridades, tendo o Juiz de Direito revelado ter determinado por duas vezes à reintegração dos concursados ao quadro de servidores do município, mas o alcaide convocou apenas 29 dos 152 demitidos e ainda entrou com liminar que suspendeu o efeito da decisão judicial, sob a alegação de que o certame foi realizado irregularmente pela gestão do ex-prefeito.

Servidora diz que o prefeito age de forma perseguidora

Ainda de acordo com Míriam Andrade, foi constatado pelo Ministério Público que não houve irregularidade que impedisse o prefeito de dar posse ao concursados. ”O prefeito acha que o nosso concurso teve irregularidade, mas o promotor de justiça da comarca de Santa Inês, descartou essa possibilidade e a justiça determinou que o gestor nos reintegrasse. O juiz nos informou que não iria mais decretar outra reintegração, porque a decisão não está sendo acatada. O processo vai subir agora para a segunda instância, porque nós já conversamos com o prefeito, que vem prometendo nos convocar para assumirmos os nossos cargos, mas tudo fica só na promessa e não dar mais para acreditar no que ele diz. ”,desabafou. No momento da manifestação, o prefeito estava no gabinete da Prefeitura, e prometeu marcar nova reunião para discutir o assunto, prevista para ocorrer na próxima terça-feira (25), mas os manifestantes disseram não acreditar na realização do novo encontro e permanecem acampados na Prefeitura de Irajuba.