Ipiaú: Cidade fica sem fornecimento de água devido a impactos da chuva no Rio de Contas

Um dos mais afetados pelas chuvas que caem na região do Médio Rio de Contas, o município de Ipiaú está desde a manhã desta segunda-feira (26) sem fornecimento de água. Ainda nesta terça-feira (27), a ponte que liga a sede ao distrito de Japomirim também segue interditada.

Diversos bairros continuam alagados, apesar da diminuição do volume de água, a exemplo do Arara, Nova conquista, Cometas, Cinquentenário, 2 de Dezembro, Aloisio Conrado, Beira Rio, além da Praça Salvador da Mata.

Nesta segunda, a prefeitura informou que mais de 300 pessoas estavam desabrigadas, ou seja, não podem voltar para casa, devido às chuvas. Cerca de 60% da extensão da zona urbana também estava alagada nesta segunda. Um dos alentos é a redução da vazão da Barragem de Pedra, que é administrada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Na tarde desta segunda, a companhia informou que a vazão tinha sido reduzida de 2,4 mil metros cúbicos por segundo para 1,8 m³/s. As inundações em vários municípios da região é atribuída ao aumento do volume do Rio de Contas cujas águas são represadas pela Barragem de Pedra.

O prefeito de Jequié, Zé Cocá, afirmou que a Chesf não se preparou para o problema, chegando a não avisar aos municípios em tempo hábil sobre os efeitos da cheia do Rio de Contas (ver aqui). Com informações do Bahia Notícias