Profissionais da área de comunicação de diversos veículos da região estiveram reunidos no sábado (30), em Laje, no I Fórum de Comunicadores do Vale do Jiquiriçá e no Workshop “SUS para Comunicadores”. O encontro teve início às 8h30 e encerrou-se às 17h30, com os participantes discutindo os principais aspectos da comunicação na sociedade da era da informação, internet, as novas exigências do mercado de trabalho, mídias sociais e saúde pública. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Laje, através de uma realização conjunta das secretarias da Saúde (Sesab) e de Comunicação do Estado (Secom), Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado da Bahia (Sinterp-Ba) e marcou a data de fundação da Associação de Comunicadores do Vale do Jiquiriça.
A diretoria provisória da entidade é formada por Walmir Brito, Laje; Evandro Nunes, Lukas Alves e Leandro Almeida, Mutuípe; Marcos Frahm, Jaguaquara; Reginaldo Filho, Amargosa e Magno Bastos, São Miguel das Matas. O I Fórum de Comunicadores do Vale abordou os temas Comunicação na era digital e qualificação profissional. As discussões foram conduzidas por: Edmundo Filho, coordenador de Rádio da Secom; Levi, que faz parte da direção do Sinterp-Ba; Leonardo Villanova, coordenador de Internet da Secom e, Jefférson Beltrão, apresentador da Rede Bahia e locutor na Globo FM, que palestrou sobre os desafios na luta permanente do comunicador. Já Ricardo Luzbel, diretor da Associação Baiana de Imprensa, presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital(ABJD) e sócio do site Bahia Notícias e da rádio Tudo FM, que teve sua participação anunciada como um dos palestrantes do evento, não pode está presente, por motivo superior.
O Fórum foi realizado no Estado pela 6º vez, com o objetivo capacitar os profissionais da região para os novos desafios na área da comunicação, bem como aperfeiçoar a abordagem de temas de interesse público e apresentar as experiências vencedoras no ambiente da internet, também com o enfoque do meio rádio para potencializar o uso de mídias sociais. O evento oferece ainda a oportunidade de se aprofundar os conhecimentos sobre a legislação dos radialistas e as novas exigências do mercado de comunicação na atuação profissional.
Fotos: Blog Marcos Frahm