O Hospital Geral Prado Valadares, referência em acolhimento e captação de córneas no interior da Bahia, realizou, nesta segunda-feira (3), a primeira captação de múltiplos órgãos do ano. Segundo informou a assessoria da unidade hospitalar, foram captados 05 órgãos (sendo 01 fígado, 02 córneas e 02 rins) destes, 04 órgãos foram compatíveis à pacientes da Bahia e 01 órgão seguiu para o estado de Minas Gerais.
Após o diagnóstico de Morte Encefálica a equipe CIHDOTT/ HGPV acolheu a família que já estava sensibilizada para a causa da doação de órgãos, visto que o doador verbalizou seu desejo em doar os órgãos em vida. É importante destacar que a doação só acontece após o SIM da família doadora, que é quem responde pelo paciente doador. Portanto, vale ressaltar a importância de dizer em vida o seu desejo, pois assim a família poderá realizá-lo. Foram cinco vidas que serão transformadas pela ação.
Destaque no serviço de acolhimento familiar e doação de órgãos, sendo um dos poucos hospitais do estado que mantém profissionais com carga horária exclusiva para atuar na CIHDOTT, o HGPV tem registrado um crescimento expressivo em número de doações, possibilitando com seu trabalho qualidade de vida a muitos pacientes que aguardam em fila de transplantes.
Em nota, o Hospital Geral Prado Valadares agradeceu a família doadora ”por tão belo ato de amor, mesmo em meio à dor, disseram sim a doação de órgãos e valorizaram o último pedido do doador, oportunizando qualidade de vida para os receptores que esperam na fila de transplantes. A vida não termina aqui, ela pode continuar em outra vida”, diz o hospital em nota pública