Hospital de Jaguaquara se solidariza com família de homem que morreu em busca de atendimento e diz que vai instaurar sindicância interna

A Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde – FABAMED, vem, por meio desta Nota, se solidarizar com familiares e amigos do Sr. Valdir Gonçalves Mota, 70 anos, ocorrida na noite do dia 20 de abril de 2023 no recinto do Hospital de Jaguaquara-Ba.

De início, resta salientar que esta Fundação fora constituída desde o dia 17 de outubro de 2001, contemplando o gerenciamento de inúmeras atividades na gestão de pessoas, serviços, hospitais, UPA’s, ambulatórios e laboratórios por estes longos 21 anos. No momento (ano corrente), a FABAMED possui 15 Unidades de Saúde, contendo execução de serviços para o Estado da Bahia e municípios, abrangendo Capital e Interior, pautada sempre na ética, responsabilidade, transparência e compromisso com toda população baiana.

No Município de Jaguaquara não é diferente! Por isso, informamos que a FABAMED assumiu o Hospital de Jaguaquara há cerca de 20 (vinte) dias, transmitindo à região do Vale de Jiquiriçá números de atendimentos e procedimentos cirúrgicos exemplares (mais de 50 procedimentos cirúrgicos com êxito neste lapso temporal), bem como reorganização de fluxos e fardamentos, além de dispor em sua completude todos os mantimentos, alimentação, Mat/Med e profissionais  de saúde, esses últimos contemplados em sua totalidade do quadro que já atuava no referido Hospital, e que estão em período de avaliação pela Fundação.

Apesar dos reflexos em números positivos e da confiança de toda população do Vale do Jiquiriça quanto ao atendimento na Unidade Hospitalar, que vem sendo refletida no quantitativo de pacientes comparecendo ao Hospital (unidade sempre cheia), a Gestão desta Fundação fora informada quanto ao, infelizmente, óbito do Sr. Valdir Gonçalves Mota, o qual se encontrava no recinto do Hospital de Jaguaquara.

Logo quando da ciência do fatídico ocorrido, a FABAMED, prezando por todos os princípios que a acompanham por mais de 21 anos, tratou acolher a todos os familiares presentes, bem como se reunir com os referidos, dando todo suporte e apoio. Ademais, prezando pelo contraditório e ampla defesa, será instaurada sindicância interna para apurar todos os fatos ocorridos, visando analisar a conduta técnica, legal, procedimental e o período de atendimento disposto desde a entrada do paciente no recinto hospitalar até a triagem.

Por mais uma vez, toda a equipe da FABAMED se solidariza com os familiares do Sr. Valdir Gonçalves Mota, estando disponível para dirimir quaisquer dúvidas, além de disponibilizar documentos e materiais dispostos em legislação.

A direção da Unidade Hospitalar, bem todo corpo técnico da FABAMED, estará à disposição dos Familiares.

José Satutnino Rodrigues

Presidente – FABAMED