Hospital de Jaguaquara é oficialmente transferido para o Estado e será gerido pela Fundação Fabamed

Cerimônia marca mudança de gestão do Hospital. Foto: Blog Marcos Frahm

A partir deste sábado (1º), a Fundação Fabamed assume a gestão do Hospital de Jaguaquara, unidade que já perteceu ao Estad, havia sido municipalizada em 2002 e agora volta a integrar a rede estadual da Saúde, depois de um processo de estadualização aprovado pela Câmara

de Vereadores e pelo Conselho Municipal de Saúde. Uma cerimônia realizada na área externa da unidade marcou a transição e contou com a presença do presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, da diretora-geral da empresa, Cláudia Carvalho, da prefeita Edione Agostinone, do vice-prefeito Francisnei Santos, do secretário municipal de Saúde, Emerson Di Lábio, do presidente da Câmara Nildo Pirôpo e outros vereadores, da diretora do Hospital Prado Valadares de Jequié, Ana Paula Camargo, além de servidores de representantes do Conselho Municipal de Saúde, de servidores do Hospital, cuja equipe era mantida pela Prefeitura e permanecerá, apesar da mudança de gestão, conforme informações reveladas pelos próprios servidores reveladas em mensagens de agradecimentos a prefeita.

A SESAB, responsável pela licitação que resultopu no contrato de seis meses com a Fabamed que o Hospital, que conta com 54 leitos, distribuídos entre clínicos, cirúrgicos, pediátricos, de saúde mental e isolamento garante que a empresa fará mais de 5 mil atendimentos ambulatoriais e de emergência por mês.

A Fabammed possui experiência de administrar mais de 500 leitos hospitalares nos municípios de Seabra, Lauro de Freitas, Simões Filho, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Senhor do Bonfim, além de Unidades de Pronto Atendimento na capital e interior.

O presidente da Fundação, José Saturnino Rodrigues, destaca que ”o trabalho será focado no reforço à assistência. O Hospital de Jaguaquara passa a ser gerido por uma organização social que traz consigo uma história de êxito, que trabalha sempre para oferecer serviços mais qualificados e tecnologia de última geração, aliando cuidado e estrutura de ponta”, afirma.

Rodrigues pontua ainda que priorizará absorver o máximo de profissionais que já atuam na unidade. ”Faremos treinamento e capacitação, caso necessário. A exceção são os funcionários que possuem vínculo municipal, ou seja, são servidores da prefeitura. Por isso, não poderão atuar na unidade estadual”, explica.

Há três anos foi inaugurada uma duplicação da unidade, passando de 1,5 mil metros quadrados para mais de 3 mil, fruto de um convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura de Jaguaquara no montante de R$ 8,1 milhões. Por se tratar de uma construção antiga, foi realizada uma reforma completa para adequar o hospital as normas sanitárias vigentes.

”As intervenções contemplaram rede de gases, alvenaria, pintura, serviços elétricos, hidráulicos, climatização, além da ampliação do centro cirúrgico e da emergência, com a implantação de uma sala de estabilização, bem como a readequação das áreas do ambulatório, cozinha e refeitório” detalha Roberta Santana, secretária de Saúde do Estado, em informações encaminhadas ao Blog do Marcos Frahm.

Ao discursar no ato, a prefeita Edione fez agradecimentos ao ex-governador Rui Costa, atual ministro da Casa Civil do país, por ter cumnprido uma promessa feita em 2022, já que as tratativas para a estadualização foram iniciadas no ano passado.