Governo do Estado atualiza dados sobre população afetada pelas chuvas no Extremo Sul da Bahia

O Governo da Bahia continua atento às famílias vítimas das fortes chuvas no Sul e Extremo Sul do estado. Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, nesta quinta-feira (27), os números referentes à população atingida pelas enchentes nessas regiões. Até o momento, são 74 desabrigados, 9.261 desalojados e 9.348 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre.

Os números correspondem às ocorrências registradas em 27 municípios atingidos. É importante destacar que, desse total, seis estão com decreto de Situação de Emergência (SE), por conta das últimas chuvas intensas: Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte, Itapebi, Porto Seguro e Caraíbas. As demais cidades são: Anagé, Canavieiras, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.

Nesta quinta (27), a Sudec enviou mais um caminhão com donativos de kits humanitários para atender a população de Itapebi. Ao todo, já foram encaminhadas mais de 34 toneladas de alimentos, 11 mil litros de água mineral, mais de 1.500 colchões, mais de 1.500 cobertores, 50 conjuntos de lençóis com fronha e 17 mil metros quadrados de lona para cobertura de encostas.

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), que atuam na região de Santa Cruz Cabrália, permaneceram realizando entrega de donativos para as pessoas atingidas pela chuva, nesta quinta. Os bombeiros também estão realizando atividades de recebimento, triagem, acompanhamento e distribuição dos materiais doados.

Rodovias

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que apenas duas ocorrências continuam em atenção nas rodovias baianas, em decorrência das chuvas, desde 21 de abril de 2023. Os outros quatro pontos já estão com o tráfego liberado. Segue relação dos trechos de rodovias baianas e pontes que estão com tráfego em meia pista e/ou liberado: