Gerente de banco é preso em flagrante suspeito de clonar cartões de aposentados e cometer estelionato no RJ

Um gerente de um banco em uma agência na Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, foi preso em flagrante por suspeita de clonar cartões de aposentados e cometer estelionato previdenciário

O homem teria emitido entre 30 e 50 cartões magnéticos por mês e repassado a uma quadrilha especializada em fraudar a Previdência Social, segundo a polícia. Não há informações sobre quanto tempo durou o esquema.

O suspeito recebia até R$ 2 mil por cartão clonado e, somente em julho, teria movimentado cerca de R$ 120 mil. Os cartões repassados eram usados pela quadrilha para realizar saques dos benefícios mensais das vítimas.

Após ser preso, segundo a polícia, o gerente confessou os crimes. Ele foi detido pela Polícia Federal na sexta-feira (21), na agência em que trabalhava.

A investigação começou após comunicação do Setor de Inteligência e Investigação de Segurança Corporativa do próprio banco. O setor identificou diversas emissões de cartão magnético do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), com cadastramento de senha e liberação realizados pelo próprio gerente, sem a presença dos clientes, beneficiários ou representantes legais.

O gerente responderá pelos crimes de associação criminosa e estelionato previdenciário. Se condenado, poderá pegar até 13 anos de prisão, segundo a PF. O nome do suspeito não foi divulgado pela Polícia Federal e, por isso, o UOL ainda não teve acesso à defesa do gerente. A reportagem entrou em contato com o banco e aguarda retorno. Assim que houver resposta, este espaço será atualizado.