Focado em transição de mandato com Cacá, Leão fica em Brasília e não assume governo; entenda

João Leão foi eleito deputado federal. Foto: Rede social

O vice-governador da Bahia, João Leão, optou por continuar em Brasília, onde participa da transição de mandato entre ele e o deputado federal Cacá Leão (PP) para a próxima legislatura. Segundo na linha sucessória do governo da Bahia, o vice não assume na ausência do governador Rui Costa (PT), que segue também na capital federal assumindo a gestão da Casa Civil do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Procurada pelo Bahia Notícias, a assessoria de Leão confirmou a decisão dele em não evocar o direito natural de assumir a governadoria durante os próximos dias. Com essa opção, coube ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD), assumir interinamente o governo baiano.

João Leão e o grupo político liderado por ele rompeu as relações com o governo em março de 2022, após um desencontro na então consolidada candidatura do senador Jaques Wagner a governador. À época, o vice reclamou ter sido informado pela imprensa de que Rui permaneceria no posto e acabou migrando o apoio para a candidatura adversária, com ACM Neto (União), ocupando temporariamente uma candidatura ao Senado – que acabou sendo substituída pela disputa à Câmara dos Deputados, deixando o filho, Cacá, como nome do grupo ao Senado. Cacá perdeu a eleição para o senador Otto Alencar (PSD), enquanto João foi eleito deputado federal pela Bahia. Com informações do site Bahia Notícias