Festival de Cultura de Santa Inês é encerrado com grande público, diversidade e gostinho de quero mais

Público o circuito da festa mais uma vez. Foto: Blog Marcos Frahm

Depois de nove dias de festa, terminou em grande estilo, na manhã deste domingo (22/1) o Festival de Cultura de Santa Inês, no Vale do Jioquiriçá. Diversidade de atrações: apresentaões musicais, lavagem das escadarias, celebração de missas na Igreja Matriz e procissão marcaram a edição 2023 da tradicional festa, que voltou a ser realizada depois de dois anos em razão da pandemia e agora atingiu metas e objetivos, segundo informações da Prefeitura. ”Exigimos muito a questão da pontualidade. O evento ganhou uma imensa proporção e, hoje, as pessoas da região, sabem que é uma  festa grande, que ganhou uma nova roupagem. Assumimos em 2017, mudados o nome para Festival de Cultura, as pessoas aceitaram a ideia e isso é o mais importante, a aceitação da comunidade. O nosso balanço desse ano é positivo, depois de dois anos sem a festa”, disse o secretário de Administração e um dos organizadores do evento, Sandro Silva.

Secretário de Administração, Sandro Silva faz balanço do Festival 2023

No final da tarde de sábado (21) a programação religiosa contou com a participação de centenas de fiéis que caminharam, rezaram e se emocionaram com a procissão em homenagem a Padroeira que leva o nome da cidade, Santa Inês. As bandas Brilho das Estrelas, JP Sena, Thiago Aquino, Erlan e Marcynho Sensação levaram a folia a varar a madrugada, em dois palcos montados na Praça Araújo Pinho.

O cantor Thiago Aquino foi à principal atração da última noite e contagiou o público com seus hits de sucesso, com destaque para a música ”Erro Que dá Certo”. Em coletiva de imprensa, Aquino foi indagado pelo Blog Marcos Frahm sobre como estaria vivenciando o novo momento em sua carreira, sobretudo depois da gravação do DVD na Barra, em Salvador, com participação de artistas como Ivete Sangalo e outros. ”Não foi fácil gravar o DVD lá, porque é o maior ponto histórico da Bahia. A gente lutou, conseguiu parceiros do Iphan. Acho que quem tem amigos tem tudo”, disse.

O último artista a subior no palco foi o paraibano Marcynho Sensação, que soltou a voz até o dia clarear, para uma multidão que ocupava os espaços da praça pública para acompanhar as últimas apresentações do Festival, promovido pela gestão municipal com o apoio de parceiros e do Governo do Estado, através da Bahiatursa.