Félix Mendonça Jr. defende que eleições não devem ocorrer em 2020: ”Eleição não é brincadeira”

Félix Mendonça Jr. é o presidente do PDT. Foto: Alexandre Amarante

O deputado federal Félix Mendonça Jr., presidente do PDT na Bahia, defendeu o adiamento das eleições 2020 e se posicionou contrário à declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que disse ser contra a prorrogação do mandato de prefeitos e vereadores.

”Ele [Barroso] falou que podia adiar [as eleições], mas não pode prorrogar [os mandatos]. Eu acho que ele está equivocado”, disse Félix Mendonça Jr., em entrevista ao site BNews, nesta segunda-feira (13).

”Tanto adiar quanto prorrogar mexe na Constituição. Ou seja, se pode mudar a data, também pode prorrogar o mandato. As duas coisas têm o mesmo peso constitucional”, explicou.

Para o deputado, as eleições não devem ocorrer por conta da pandemia do coronavírus. ”Eleição não é brincadeira. É uma das coisas mais sérias que podemos ter em um pais democrático. Precisamos ter uma programação. É claro que vai piorar a situação que estamos vivendo hoje [da pandemia]. O pico será daqui a trinta ou sessenta dias, por isso, sou a favor que adiemos as eleições por 1 ano”, opinou o deputado.

Recentemente, o parlamentar baiano apresentou à Câmara um projeto de lei que propõe o voto facultativo nas eleições deste ano. Caso o PL 1534/20 seja aprovado, os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo pleito, estarão isentos de multa.