”Feira de Santana não é para amadores”, afirma coordenador de Polícia Civil ao comentar sobre homicídios em setembro

O delegado Yves Correia, coordenador da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (1ª Coorpin)

Feira de Santana registra até o momento desta segunda-feira (25), um mês de setembro sangrento, com 39 mortes e somente no último final de semana foram seis crimes registrados. Com estes números a cidade chama atenção do noticiário estadual e nacional, e também para a atuação das forças de segurança pública.

O delegado Yves Correia, coordenador da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (1ª Coorpin), conversou com o site Acorda Cidade e falou sobre o intenso trabalho que vem sendo realizado no combate ao crime na cidade. De acordo com ele, Feira de Santana não é para amadores, mas tanto a Polícia Civil como a Polícia Militar estão atuando e somando esforços, inclusive com a realização de diversas operações para dar uma resposta rápida e eficiente a sociedade.

Ele destacou que embora tenham sido registrados 39 crimes na cidade, houve também um grande número de prisões. Além disso, homicídios e o latrocínio do adolescente Michel Adriano, de 16 anos no bairro Tomba, já foi elucidado.

”É um dado ruim que a gente não gosta de ouvir, mas estamos trabalhando firme e forte, apesar do número alto de crimes, é um mês que teve mais prisões desde o início do ano. De janeiro a julho foram 52 prisões e entre agosto e setembro, quase 40 prisões. A Polícia Civil tem trabalhado em operações constantes no cumprimento dos mandados de prisão, mas de fato há uma guerra entre grupos criminosos e estamos trabalhando firmemente para dar essa resposta o quanto antes que a sociedade merece”, disse.

Segundo o delegado Yves Correia, a maioria dos crimes tem relação com a guerra do tráfico de drogas e há indícios de que um dos homicídios registrados tenha envolvimento com milícias da região. Além disso, ele destacou sobre o trabalho da perícia técnica com as armas que são apreendidas diariamente.

”É importante que elas sejam encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica para a micro comparação balística para justamente vincular esses homicidas e esses casos que ocorrem na cidade de ataques de grupos rivais. Às vezes tem um alvo e acabam confundindo até com quem não tem nenhum envolvimento, acabam alvejando as pessoas, sem nem ter a confirmação”, acrescentou.

Membros de grupos criminosos migrando para Feira de Santana

Na última sexta-feira (22), durante a Operação Saigon em conjunto com a Polícia Militar e a Coordenação de Operação Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, criminosos morreram em confrontos e também vários mandados de prisão foram cumpridos. Um dos líderes do tráfico no bairro de Águas Claras em Salvador morreu em troca de tiros com policiais em um condomínio na Avenida Fraga Maia em Feira de Santana.

O delegado confirmou que lideranças de grupos criminosos estão migrando para a cidade, principalmente vindos de Salvador, como os bairros de Valéria e de Águas Claras, onde tem ocorrido constantes operações.

Ele contou ainda que o homem que morreu em Feira de Santana estava construindo uma casa no município de Antônio Cardoso. ”São dados constatados pela Polícia Civil e Ministério Público (MP). Mas estamos monitorando todos eles para dar uma resposta rápida e eficiente”, frisou.

Carro branco com homens executando pessoas em Feira de Santana

Sobre a informação de um carro branco que circula pela cidade com homens que estão executando pessoas, o delegado Yves declarou que o Serviço de Inteligência está trabalhando para identificar todos os dados. Além disso, ele pediu que a sociedade também participe e quando tiver qualquer informação relacionada aos carros, homicidas e traficantes denunciem através do número 181.

”Para que a gente possa trabalhar forte na busca deles. Feira de Santana não é para amadores, é como qualquer capital do Brasil e eu encaro como uma capital, uma cidade maior que várias outras capitais e a seriedade tem que ser aplicada com rigor como para qualquer outro local. Estamos trabalhando firmemente para conter essa onda de violência”, encerrou. *Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade