Federação do União Brasil, Republicanos e PP deve caminhar com debate sobre eleição da Câmara dos Deputados

O desfecho da possível federação entre o Progressistas, o Republicanos e o União Brasil deve ter uma condicionante para ocorrer. A resolução do processo partidário pode sofrer influência da disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, ajustada para o início de 2025.

Lideranças partidárias na Bahia indicaram ao BN que a federação deve avançar mediante ”caminhar” do debate sobre a reeleição na Câmara dos Deputados. O movimento vive de forma colateral à disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP), que teria como um dos trunfos na disputa, justamente, a federação das legendas. A articulação multipartidária faria parte das tratativas de Lira para conseguir eleger um nome ligado ao seu grupo: Elmar Nascimento (União).

Apesar de fazer parte de um ”projeto maior”, a federação já tem tirado o sono de algumas lideranças municipais, que vão às urnas, neste ano. Um dos exemplos claros é Salvador, onde as três legendas possuem 15 vereadores, dificultando a reeleição da totalidade de edis. Informações de bastidores apontam que o próprio prefeito da capital, Bruno Reis (União) estaria tentando ”contornar” o momento desta federação, ressaltando a importância de que ocorra somente após o pleito.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) indicou recentemente que as conversas estariam ‘bem avançadas” e a federação ”praticamente certa” para acontecer. A dúvida que paira é em relação a quando o movimento será concretizado. ”Se ela ocorrer depois das eleições, cada partido poderá lançar 44 candidatos. Eles estão mais ou menos formados, falta só um fortalecimento final de cada um deles e eu vou me dedicar para cuidar disso pessoalmente em março”, garantiu.

Ao BN, algumas lideranças do PP no estado indicaram que as negociações ainda são iniciais, podendo não ocorrer em 2024. “É a vontade dele. Ele pode até falar pelo União. Pelo Progressistas falamos nós”, indicou uma liderança do PP no estado ao Bahia Notícias. O entendimento da legenda é de tentar “segurar” o movimento, em razão dos interesses no estado. “Conversa fiada. É mais um desejo do União do que do Progressistas. Para acontecer os dois precisam querer”, completou outra liderança do partido.

VISITA À BAHIA

Um café da manhã com o governador Jerônimo Rodrigues, no Palácio de Ondina, foi um dos eventos que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) teve, quando veio a Salvador, durante o carnaval. O encontro escancarou a disputa entre Elmar Nascimento (União), nome de Lira para a disputa, com o também baiano Antônio Brito, líder do PSD na Câmara, também presente no café.

O governador Jerônimo Rodrigues fez um balanço das ações do Executivo Estadual no Carnaval de Salvador e comentou o ”inusitado’ encontro. Na visão de Jerônimo, o fato de Lira e os pré-candidatos à presidência da Câmara Baixa do Congresso Nacional terem dividido a mesma mesa só reforça o clima de “civilidade” em que o evento ocorreu. As informações são do site Bahia Notícias