Faltando pouco mais de um ano para as eleições, prefeito lança diretora do CRAS como pré-candidata em Aiquara, terra do governador

Delmar Ribeiro (de vermelho) lança Valéria como futura candidata. Foto: Reprodução/Instagram

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2024, o prefeito de Aiquara, no Médio Rio de Contas terra natal do governador Jerônimo Rodrigues (PT), carimbou o nome da diretora do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Valéria Ribeiro, filiada ao Progressistas, como virtual candidata à Prefeitura. Num encontro na última terça-feira (04), e que repercute até hoje, o prefeito Delmar Ribeiro (PP) reuniu apoiadores e integrantes da sua equipe para apresentar Valéria como futura postulante ao Executivo.

Nas redes sociais, Delmar publicou vídeos com efusivos elogios a Valéria, com quem tem parentesco e não escondeu o desejo de vê-la prefeita. Disse que a escolha pelo nome da mulher não tem vaidade. ”A gente conseguiu construir uma história diferente em Aiquara. A gente conseguiu mudar o salário das pessoas, mudar a vida das pessoas. Uma cidade pequena pode ser exemplo, pode ser cenário de evolução para uma Bahia, porque nã? Aiquara foi se transformando aos poucos e sendo visível para todos. Para continua esse trabalho, eu tinha que fazer uma escolha, pensar na maioria das pessoas. Estou aqui sem maldade, sem vaidade. Eu fiz a minha parte, Valéria Ribeiro, agora é a de você”, disse o gestor num clima de pré-campanha, em dados momentos do seu pronunciamento publicado no Instagram ao justificar a antecipação da sua opção política.

Valéria é formada em Pedagogia, já atuou na Educação do município e, segundo fonte do Blog do Marcos Frahm, tem uma trabalho destacado no social. Pela Constituição Federal, Delmar, eleito prefeito em 2020 não pode ser candidato à reeleição, pois assumiu a Prefeitura em (1) de abril de 2019, na condição de vice-prefeito eleito em 2016, com a renúncia do então prefeito Jositan Pimentel (PP) à época, permanecendo até o final do popular mandato tampão. Um possível terceiro mandato como prefeito se observados o período como interino, o atual de 4 anos e o subsequente de mais quatro anos não é permitido, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

Em 2020, Delmar derrotou Márcio Meira (PDT), nome mais cotado da oposição para enfrentar a agora declarada futura candidatada Valéria. Ano passado, o prefeito não apoiou o conterrâneo Jerônimo Rodrigues (PT) na disputa pelo Governo da Bahia e marchou com ACM Neto (UB). O petista, que havia vencido no 1º turno aumentou a votação do 2º. Foram 1.888 votos – 62,91% do total da cidade. Já Neto teve a preferência de 37,09% dos eleitores de Aiquara e conquistou 1.113 votos.