Ex-presidente Lula diz que Lava Jato tem objetivo de ”acabar com vida política” dele

Foto: Roberto Stucker Filho
Ex-presidente Lula faz desabafo. Foto: Roberto Stucker Filho
Depois de ser apontado como ”maestro” na corrupção da Petrobras, investigada pela Operação Lava Jato, o ex-presidente Lula afirmou que o objetivo da força-tarefa é ”acabar com a vida política do Lula”. ”Eles construíram uma mentira, uma inverdade e está chegando o fim do prazo. Já cassaram o Cunha, elegeram o Temer com o golpe. Agora, precisa concluir a novela. Quem é o bandido e o mocinho? Vamos dar um desfecho. Acabar com a vida política do Lula. Não existe outra explicação por isso. Não sei se eles têm família como eu tenho. Embora eu não os conheça, eu respeitaria mais a família deles”, afirmou, em entrevista coletiva. Em tom de brincadeira, o ex-presidente chegou a afirmar que ”pensou em ir para a China para se esconder”. ”Nunca fui vítima de um momento de indignação. Nunca pensei em passar por isso. As pessoas achincalham tanto. Eu estava em Brasília na hora e pensei em ir pra China. Quem inventou a mentira está mais comprometido do que eles pensam”, constatou.  Lula, durante seu discurso, relembrou passagens da sua vida – desde a fundação do PT até a reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo Lula, o seu sucesso foi o pior para os adversários. ”E ainda tivemos a petulância de pegar uma mulher que diziam que era um poste e reeleger. Reeleger a Dilma era pensar que o Lula ia voltar. Então eles iam tentar truncar. Inventaram uma mentira”, lembrou. O líder petista relembrou ainda que ”fortaleceu” as instituições do país, por acreditar na defesa dos princípios constitucionais. ”Eu duvido que nesse país, alguém representado pelo governo da Dilma e do meu, fizeram mais para fortalecer as instituições que defendem o Estado nesse país. Qualquer delegado sabe o que era a Polícia Federal quando cheguei no governo”, relembrou.
RESPEITO À FAMÍLIA E ACERVO – Lula lembrou, durante o discurso, que o seu acervo presidencial está sob suspeita. De acordo com os procuradores do Ministério Público Federal (MPF), a OAS pagou o armazenamento de objetos que Lula recebeu enquanto presidente.  ”Até o meu acervo está sob suspeita. Quando eu saí da presidência, eu ganhei presente. Eu não tinha como levar as coisas mais valiosas para a casa. Eu tinha que guardar presente de chefe de estado. Ainda não sei quem foi o santo que conseguiu que o Banco do Brasil aceitasse guardar. Como eu ia levar para casa? Eles falaram do cofre do Lula. Pelo amor de Deus, se o MP quiser o meu acervo, peguem e levem. Aquele prédio que eles têm, coloquem meu acervo lá”, pediu.
 O líder petista pediu também respeito à sua esposa, Marisa Letícia. ”Eu só quero que respeitem a dona Marisa. Eu não conheço os parentes desses meninos, mas certamente não são melhores que a dona Marisa. Não é fácil você ver uma mulher que foi primeira dama, que nunca disse que queria ser dona disto ou daquilo”, opinou.