Euclides Fernandes propõe transformar 3ª companhia da PM em batalhão na cidade de Jaguaquara

Proposta de Euclides foi apresentada a Rui. Foto: Divulgação

O deputado Euclides Fernandes (PDT) apresentou, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma indicação propondo ao governador Rui Costa que viabilize, junto ao secretário estadual de Segurança Pública, Ricardo César Mandarino, e ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, a transformação da 3ª Companhia do 19º Batalhão, situada no município de Jaguaquara, em um Batalhão.

Segundo o parlamentar, a população do município possui aproximadamente 54 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e vem enfrentando uma crescente nos índices de criminalidade. ”Somente neste ano de 2021, inúmeras pessoas foram mortas em decorrência de atos criminosos, sem perder de vista os roubos, furtos e tráfico de drogas que estão afetando negativamente a vida e demais relações sociais daquela população”, disse o deputado.

Euclides Fernandes chama a atenção ainda para o fato de o acesso para a referida cidade estar situado na BR-116, situação que pode possibilitar maior circulação de delinquentes de outras regiões, inclusive, pelas maiores opções de rotas de fuga. ”Deveras, é importante sopesar que o forte comércio de hortifrúti do município, além de gerar circulação de bens e valores, também acaba atraindo incontáveis pessoas para Jaguaquara”, contextualizado o pedetista em sua indicação.

Ao argumentar pela aprovação da sua proposição no Legislativo, Euclides destaca que, embora a segurança ostensiva do município esteja sendo efetivada bravamente sob o comando do capitão Hianderson Ribeiro, pela 3ª Companhia de Polícia Militar da Bahia, a qual é atrelada ao 19º Batalhão, ”ocorre que tal companhia, além de garantir a segurança pública do município de Jaguaquara, também tem a responsabilidade de atuar nos municípios de Itaquara, Cravolândia, Santa Inês, Irajuba, Brejões e Nova Itarana”.

Assim, o parlamentar ressalta que a evolução organizacional da companhia representará maior segurança não só para o povo de Jaguaquara, como também para toda a região.