Estudantes de Geografia do IF Baiano de Santa Inês reclamam da falta de apoio da instituição para disciplinas obrigatórias do curso

Estudantes cobram posicionamento do IF Baiano de Santa Inês. Foto: Blog do Marcos Frahm

Estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, unidade de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, voltam a reclamar de dificuldades que estariam sendo geradas pela instituição, com o cancelamento de disciplinas obrigatórias.

Através de card – arte gráfica e nota divulgadas em rede social os alunos do curso cobram posicionamento da gestão do IF e sustenta que a instituição pública federal de ensino estaria se recusando a viabilizar, financeiramente, que aconteçam dois componentes curriculares de Trabalho de Campo, que são obrigatórios e fundamentais para a formação da turma. ”Sendo proposto, até mesmo, que façamos de forma precária, sem recurso, tornando a mesma inviável e prejudicando cerca de 70 estudantes”, diz um trecho de uma das publicações em redes sociais.

Em assembleia, os discentes decidiram cancelar a matéria até que a gestão proporcione os devidos fins para que todos possam participar. A direção do IB Baiano ainda não se manifestou sobre as publicações feitas pelos estudantes na innternet.

Nota pública

Cara comunidade do IFBAIANO,

Nós, estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Santa Inês, vem por meio desta Nota de Insatisfação pedir conhecimento e reconhecimento na nossa mobilização para a realização do componente curricular obrigatório de cunho pratico, a disciplina Trabalho de Campo Interdisciplinar.

A gestão administrativa, acadêmica e geral do campus insiste em afirmar que deve ser feita com o recurso insuficiente, o que acarretará em alunos/as em Trabalho de Campo com fome, em situações de insalubridade e insegurança alimentar, pois por o curso ter um carater voltado para estudantes trabalhadores/as ou em situação de vulnerabilidade social, não terão recursos para tirar do próprio bolso.

O componente curricular Trabalho de Campo Interdisciplinar é dividido em 4 componentes ao longo do curso de licenciatura em geografia (TCI I, II, III e IV). Esses componentes são previstos no Projeto Pedagógico de Curso – PPC (2011, 2013 e 2017) do curso de formação de professores em geografia desde a formação do curso em 2010. Tendo uma carga horária majoritariamente prática, consistindo em 10h teóricas e 50h práticas, sendo a parte prática a ser realizada em campo.

Salientamos a importância da realização do COMPONENTE CURRICULAR Trabalho de Campo Interdisciplinar que tem em seu âmago a participação interdisciplinar dos outros componentes curriculares, buscando apresentar as especificidades do fazer geográfico e suas aplicações para a atuação docente. Entendendo que geralmente os trabalhos de campo não possuem recursos administrativos de espaço (quartos/cozinhas) pois são geralmente realizados em escola, instituições e assentamentos parceiros do curso ou seja não temos espaços adequados para dormida e nem espaços para cozinhar comidas, assim como o tempo é restringido para a realização do campo, saímos 6h da manhã e retornamos às 19h da noite, muitas vezes almoçamos no próprio campo ou em lugares próximo.

Os/as estudantes decidiram, devido aos atravessamentos, não participar das aulas de TCI por não possuírem recursos financeiros para a realização do componente curricular obrigatório, tendo em vista a realização com baixo ou nenhum orçamento.