Encontros e desencontros marcam o ano que antecede as eleições municipais em Jaguaquara

PSD de Otto Alencar troca de comando em Jaguaquara. Foto: BMFrahm

Faltando 12 meses para o início da campanha eleitoral de 2020, a política em Jaguaquara é marcada, neste momento, por encontros e desencontros, chegadas e partidas. O mais novo capítulo tem como protagonista o empresário Flávio Souza. Nesta segunda-feira (29/07), ele anunciou, por meio de um vídeo publicado na rede social, que entregou o PSD ao senador Otto Alencar, de quem recebeu o convite para conduzir o partido no fim de 2018 no município.

Na gravação, o produtor de eventos culturais justifica sua atitude e sai da sigla nada satisfeito com a maneira como a sucessão vem sendo tratada na cidade. ”Não concordo com os rumos que vem tomando o PSD de Jaguaquara, um rumo de mentira, de velha política, de repetição e continuísmo”, disse Flavinho. Esta, de acordo com sua versão, foi a razão que o levou a procurar o senador Otto no último sábado. Ao mesmo tempo em que informa sua saída do PSD, Flavinho assegura que vai continuar sua caminhada, pois, segundo ele, o projeto que apresentará ao eleitorado de Jaguaquara independe de partido político.

O Blog Marcos Frahm apurou que já a partir desta terça-feira, o comando do PSD passará para o controle do presidente da Câmara de Vereadores e considerado prefeiturável, Raimundo Louzado, por iniciativa do deputado federal Antonio Brito, com as bênçãos do senador Otto. O ex-prefeito Ademir Moreira também deve ingressar na legenda. O deputado Antonio Brito é quem dita as regras agora.

A movimentação política com vistas as eleições do próximo ano foi antecipada em Jaguaquara. Começou com o prefeito Giuliano Martinelli (PP) ao lançar, de maneira precipitada, em março deste ano a atual secretária de desenvolvimento social como sua pré-candidata a prefeita. Hoje, já não apresenta o nome como definitivo e não trabalha alternativa, embora diga que possua.

Dificuldade também no outro lado, como pode ser vista com a divisão do grupo oposicionista, pois o fim da disputa interna dentro do PSD não une as oposições, considerando que Flávio Souza não desiste de concorrer ao cargo de prefeito, agora por outro partido. Outros nomes podem surgir até as convenções partidárias, quando o eleitorado saberá quem é quem. Inclusive, para muitos dos meios políticos, o posicionamento do empresário e ex-candidato a prefeito pelo PT nas eleições de 2012, Ricardo Leal, que é amigo pessoal do governador Rui Costa é aguardado pelos grupos políticos. A esperança das pessoas de bem da Toca da Onça é que vença o melhor projeto para o desenvolvimento de Jaguaquara, maior cidade do Vale do Jiquiriçá.