Empresa australiana Equinox Resources quer investir milhões de dólares na região de Jequié a partir do próximo mês de abril

Projeto de terras raras na Bahia: Zac Komur CEO da EQN e colaboradores

A empresa australiana Equinox Resources informa ter contratado a empresa Raio X para realizar trabalhos de perfuração visando a sondagem do Projeto de terras raras Campo Grande, no estado da Bahia, que abrange uma área de 1.755,2 km² na região de Jequié. A informação foi publicada em vários portais brasileiros na quinta-feira (15).

A expectativa de investimentos da empresa na fase exploratória é de cerca de US$ 10 milhões e as operações de perfuração no projeto Campo Grande devem ser iniciadas em abril próximo.

O diferencial deste projeto está na possibilidade de extração eficiente e econômica, com depósitos próximos à superfície, em profundidades aproximadas de 10 metros. Isso permite um processo de extração simplificado, com custos controlados, utilizando níveis de pH específicos para a coleta desses elementos essenciais.

O Blog jequieeregiao.com.br apurou que representantes da empresa desembarcaram no Brasil no ano passado, anunciando que, no início de 2024, a empresa pretende avançar com os pedidos de licença ambiental preliminar e nomear o seu gestor de exploração.

A companhia anuncia trata-se de ”um dos maiores depósitos de Elementos de Terras Raras (REE) do mundo em rocha dura, areia monazita e argila iônica”. Além do Brasil, a empresa possui ativos de minério de ferro e lítio na Austrália e no Canadá.