Em Salvador para ordem de serviço do VLT, Rui projeta que capital terá uma das melhores estruturas de mobilidade

O ministro Rui Costa em Salvador. Foto: Sérgio Di Salles / Bahia Notícias

Pai da ideia que projeta a construção de um novo modal no Subúrbio Ferroviário de Salvador, com a instalação de um VLT (veículo leve de transporte), o ex-governador e ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) participa da assinatura da ordem de serviço que marca o início das obras. Ele projeta que Salvador e Região Metropolitana terão uma das melhores estruturas de mobilidade com a concretização do novo transporte.

”Uma obra estruturante, sei que não só Salvador, mas Simões Filho e toda a Região Metropolitana aguardam ansiosa essa obra. E a obra agora é ampliada do projeto original, além do Subúrbio, chegando a Águas Claras e chegando à Orla. Ou seja, isso fará com que Salvador e a região metropolitana tenha uma das melhores estruturas de mobilidade urbana, eu diria da eletromobilidade, garantindo, portanto, o metrô, o VLT, o modal moderno, completo, seguro, rápido para a população. O Governo do Estado dá as condições de destaque para a região metropolitana ser referência no Brasil”, disse na manhã desta sexta-feira (14).

Para a instalação do VLT, os trens do Subúrbio foram desativados em fevereiro de 2021, durante a gestão de Rui Costa. Os moradores da região gastavam R$ 0,50 pelo serviço nos trens e agora vivem expectativa para a entrega do novo modal.

A assinatura da ordem de serviço é feita pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) em evento na Estação da Calçada. O novo edital da obra do VLT, lançando em dezembro de 2023 pela Companhia de Transportes do estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), abrange três trechos, sendo Ilha de São João a Calçada, Paripe a Águas Claras, e Águas Claras a Piatã.

No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas e inclui, entre outras intervenções, a revitalização da Estação Ferroviária da Calçada. Com informações do site Bahia Notícias