A Assessoria de Comunicação e Cerimonial do TRE-BA esclareceu a informação publicada no Blog Marcos Frahm de que Jequié terá um Posto Avançado da Biometria. Não haverá implantação de Posto Avançado na Cidade Sol, conforme informações repassadas pelo órgão ao BMF. A opção foi pelo aumento da equipe de atendimento no próprio Fórum Eleitoral. No site do Tribunal Regional Eleitoral, consta que, ”por conta da estrutura disponibilizada aos eleitores no Fórum Eleitoral, o TRE-BA considera desnecessário a implantação de posto avançado de atendimento na cidade de Jequié”. Para ajudar no processo, a Prefeitura de Jequié cedeu para a Justiça Eleitoral o total de 18 estagiários, que atuam no recadastramento biométrico dos eleitores, além disso, houve disponibilização de sistema de som para a chamada das senhas. Acrescenta que foram disponibilizados 13 kits, que são capazes de atender até 800 eleitores por dia, porém a procura está abaixo do necessário, quando menos de 500 pessoas estão procurando o local diariamente. Embora esteja confiante de que 100% dos eleitores serão biometrizados até o dia 31 de janeiro de 2018, o TRE reconhece que o número de pessoas que fizeram o procedimento ainda está abaixo do esperado. “A cidade conta com o total de 134.268 eleitores, mas apenas 60.581 (45,11%) realizaram o recadastramento biométrico”, informa o Site. Os eleitores que ainda não fizeram a biometria correm o risco de terem o título cancelado. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reforça a convocação aos eleitores da cidade de Jequié para procurarem o Fórum Eleitoral e realizarem o recadastramento biométrico.
Manoel Vitorino, Apuarema e Lafaiete Coutinho
Dos 12.610 eleitores de Manoel Vitorino, apenas 7.196 (57,66%) realizaram a coleta das digitais. Em Apuarema, dos 5.756, menos de 35% (2.013) fizeram o recadastramento. Já em Lafaiete Coutinho só 1.220 (32,44%), dos 3.760 eleitores existentes na região, estão biometrizados.
Documentos
Para realizar o atendimento nos postos eleitorais, o cidadão precisa apresentar um documento original com foto e comprovante de residência atualizado (emitido há, no máximo, três meses).